Programa realizado em parceria com o Governo do Estado do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Secretaria de Estado de Educação e Desporto selecionou 40 jovens em 2021
Neste sábado, 12 de março, aconteceu a primeira reunião do Programa Acadêmico Jovem na sede da Academia Amazonense de Letras.
Em 2021 a Academia Amazonense de Letras, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, selecionou 40 estudantes para as primeiras cadeiras como Acadêmicos Jovens.
O Programa, destinado aos alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino, contemplou 40 jovens interessados em vivenciar experiência acadêmica.
Neste sábado diante de Imortais da Academia, familiares e representantes da SEDUC, os alunos foram empossados em suas cadeiras e tiveram oportunidade de conhecer mais sobre a história do Silogeu.
O Programa, idealizado no mandato do Presidente Robério Braga, conta com apoio parlamentar, a partir de emendas aprovadas em 2019, do Deputado Luís Ricardo Saldanha Nicolau e do ex-Deputado Carlos Alberto de Castro Almeida.
A execução foi adiada para 2021 devido ao quadro emergencial de Manaus e todas as implicações de saúde e segurança pública impostas pelas autoridades. Com a realização iniciada praticamente no fim do ano letivo, o programa aguardou a retomada das aulas em 2022 para iniciar suas atividades com os Acadêmicos Jovens, todos de escolas próximas ao Silogeu, que devido à pandemia contemplou apenas a Coordenadoria 1 em sua primeira edição.
O processo de seleção recebeu mais de 100 inscrições. Jovens com idades variadas participaram do processo, argumentando quais seriam suas primeiras ações como Acadêmicos Jovens, analisando o valor cultural do Silogeu Amazonense e debatendo a importância de conhecer e estudar a Literatura produzida no Estado.
Em seus discursos de boas vindas os imortais da casa desejaram uma feliz caminhada aos mais jovens e os incentivaram com palavras de afeto. Para o Presidente Aristóteles Comte de Alencar Filho, biênio 2022-2023, o programa é uma realização ímpar e de grande importância para o Silogeu.
“O Projeto Acadêmico Jovem, de autoria do Acadêmico Robério Braga, é uma atividade de extrema importância, pois estes jovens alunos da Rede Pública irão assumir as respectivas cadeiras e passar a conviver com seus titulares. Esperamos que esta convivência gere frutos, eles publicarão artigos, que serão reunidos em um livro do Programa, e esperamos que surjam futuros escritores, futuros artistas e literatos desta iniciativa de reunião dos Acadêmicos Jovens na Academia Amazonense de Letras.” Disse.
Agora os Acadêmicos Jovens empossados participarão de atividades como solenidades, reuniões e debates tanto na modalidade presencial quanto online. Tudo de acordo com o calendário de atividades da Academia Amazonense de Letras e as recomendações de saúde.
Todos os eventos e programações da Academia, contam com apoio da Prefeitura de Manaus, e podem ser acompanhados por meio de nossas redes sociais e site oficial. A Academia Amazonense de Letras fica na Rua Ramos Ferreira, esquina com Tapajós, 1009 – Centro.