Luiz Bacellar nasceu em Manaus, no dia 4 de setembro de 1928, e morreu em 9 de setembro de 2012. É considerado um dos poetas mais importantes do Brasil e um dos mais expressivos da literatura produzida no Amazonas; ganhou, com sua obra de estreia, Frauta de barro, o Prêmio Olavo Bilac da Prefeitura do Rio de Janeiro, em 1959. O júri foi composto por Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade.

Para celebrar o aniversário e relembrar a importância do autor, a Editora Valer promove a campanha #BACELLAR95ANOS, que começou com um sorteio e hoje começa a semana que dá 30% de desconto nos livros do poeta. Para adquirir, basta acessar o site editoravaler.com.br ou mandar mensagem para nosso WhatsApp 92 99613-1113.

De acordo com Neiza Teixeira, doutora em Filosofia e coordenadora editorial da Valer, Bacellar é um dos poetas mais importantes das Amazônias, inclusive precisa ser conhecido pelo Brasil e pelo mundo, porque os seus poemas “do ponto de vista formal, são lapidados como joia preciosa, o que nos permite, além da beleza, a compreensão e alcance da profundeza da palavra”.

Tenório Telles, presidente do Conselho Municipal de Cultura, em uma celebração ao grande poeta, ressaltou: “Luiz Bacellar simboliza a poesia e representa na nossa produção literária a figura do criador, do mestre da palavra. Sua poética é composta com a matéria da memória, do universo regional e suas rememorações sobre a cidade de Manaus”, disse.

Ainda na bibliografia de Bacellar, se destacam: Sol de feira, 1973 (Prêmio de Literatura do Estado do Amazonas), Quatro movimentos, 1975, O Crisântemo de cem pétalas (em parceria com Roberto Evangelista), 1985, Quarteto, 1998, Satori, 2000, e Quatuor, 2005.

Para saber mais como foi a vida e obra de Bacellar, assista o vídeo produzido pela Editora Valer, clicando no link a seguir: ‘https://www.youtube.com/watch?v=TcIVb-w99Es&t=512s’ ou acesse o blogdavaler.com.

#Bacellar #Poeta #Vidaeobra

*Com informações da  ASCOM AAL / Editora Valer

E-mail: ascom.aal@gmail.com / academiadeletras.am@gmail.com

Contatos: (92) 99219.6767 / (92) 98835.9047 – Leidy Amaral

Siga nossas redes sociais:

https://www.instagram.com/academiadeletras.am

https://www.facebook.com/academiadeletras.am