A premiação tem como objetivo reconhecer projetos e instituições sustentáveis.

A família Benchimol promoveu nesta semana no Clube do Trabalhador (SESI) O Prêmio Professor Samuel Benchimol, o prêmio é destinado aos pensadores e defensores da região amazônica e dos povos da floresta. A premiação tem como objetivo reconhecer projetos e instituições sustentáveis na Amazônia.

A solenidade foi aberta com apresentação de um documentário feito em forma de animação contando a trajetória de Samuel Benchimol, economista, cientista e professor brasileiro de ascendência judia-marroquina que estudou no Pará, em Mimai e lecionou na Universidade Federal do Amazonas. Com os irmãos fundou a Benchimol e Irmão e a Fogás.

A premiação foi aberta como discurso do presidente da FIEAM, Antônio Simões, que destacou as potencialidades de cada premiado, citando um por um. A Academia Amazonense de Letras,  recebeu através do seu Presidente Aristóteles Comte de Alencar Filho, o prêmio na categoria de Empreendedorismo Consciente, em uma singela homenagem pela representatividade das letras e da literatura no Amazonas.

A obra intitulada Samuel Isaac Benchimol “Memórias da Influência Cultural, Intelectual e Social na Amazônia Contemporânea” teve a participação dos acadêmicos Aristóteles Comte de Alencar Filho no editorial, Dr. Robério Braga com o tema “Mestre Samuel Benchimol”, Elson Farias com o tema “Samuel Benchimol e os Judeus na Amazônia”, Márcio Souza com o tema “Samuel Benchimol, uma saga de sonhos e esperança” e Abrahim Baze com o tema “Samuel Isaac Benchimol, um homem além do tempo”. Todos são co-autores da obra literária.

A festa de premiação marca também o centenário do professor e economista, organizado pela federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) e Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente2023. A premiação tem como objetivo reconhecer projetos e instituições sustentáveis na Amazônia.

*Com informações da ASCOM-AAL
E-mail: ascom.aal@gmail.com / academiadeletras.am@gmail.com
Contatos: (92) 99219.6767 / (92) 98835.9047 – Leidy Amaral

Siga nossas redes sociais:
Instagram: @academiadeletras.am
Facebook: academiadeletras.am
Youtube: @academiaamazonensedeletras1981
Tiktok: @academiadeletras.am