O espaço traz totem digital, além de documentos, fotos, vídeos que evidenciam o elo entre Benchimol com a região

O Presidente da Academia Amazonense de Letras, Aristóteles Alencar juntamente com o Vice- Presidente Abrahim Baze e demais acadêmicos como Elson Farias e Marcio Souza, participaram da solenidade de inauguração do Memorial Professor Benchimol.

A solenidade de inauguração foi promovida pela Família Benchimol em homenagem ao Professor Samuel Benchimol, o evento aconteceu no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), com a presença de parentes e amigos, além da inauguração do Memorial Samuel Benchimol, foi também a estreia do documentário em celebração ao Centenário do amazônida.

O local foi composto por diversos livros e objetos, um espaço dedicado repleto de histórias e memórias do empresário, professor e amante da Amazônia, entre os itens o memorial conta também com documentários ricos em informações de suas diversas facetas em áreas distintas as quais obteve destaque.

O memorial traz elementos da floresta, objetos feitos de madeira reaproveitada de embarcações, que conectam a região à trajetória de Benchimol. O visitante vivencia diversos aspectos da vida do professor, formando um conjunto robusto que representa o seu legado focado na educação e na defesa da Amazônia.

Nomeado membro da Academia Amazonense de Letras, o Professor Samuel Benchimol ocupou a cadeira de número 11 no dia 11 de abril de 2002, de José Veríssimo. Durante sua passagem pela Academia, o professor teve sua proeminente produção intelectual e a sua dedicação à educação através de suas produções literárias como; “Romanceiro da Batalha da Borracha” de 1992, “Amazonia: Formação Social e Cultural” de 1998 entre outros títulos

Durante a solenidade de inauguração, uma estátua foi exposta em homenagem justa ao homem que tanto fez pela Amazônia.

*Com informações da ASCOM-AAL/ GOV.AM
E-mail: ascom.aal@gmail.com / academiadeletras.am@gmail.com
Contatos: (92) 99219.6767 / (92) 98835.9047 – Leidy Amaral

Siga nossas redes sociais:
Instagram: @academiadeletras.am
Facebook: academiadeletras.am
Youtube: @academiaamazonensedeletras1981
Tiktok: @academiadeletras.am