Os bondes elétricos foram responsáveis pelo ponto de ligação com os lugares mais distantes do perímetro urbano em um deslocamento ágil em curto tempo.

O programa Literatura em Foco desta edição promove ao telespectador uma viagem ao passado relacionada ao serviço de bondes elétricos da capital, época no qual desempenhou um papel importante na mobilidade urbana, seguindo este contexto, o jornalista Abrahim Baze teve a honra de receber a professora e doutoranda em história, Dhyene Vieira dos Santos, para falar sobre sua obra literária intitulada “Trabalho e Vida Urbana em Manaus: Motoristas e Condutores de Bondes, 1900-1920” produzida pela editora Alexa, publicada em 2024.
A entrevista foi marcada pelo destaque da implantação dos bondes elétricos no período provincial e os efeitos apresentados e as vantagens que esses veículos exerciam no desempenho das modernas sociedades, além das histórias referentes a vida, trabalho e organização dos motoristas e condutores do serviço de transporte público, quanto as formas de dominação que eram submetidos, quanto suas formas de resistência. Outros assuntos foram abordados como; problemas e dificuldades dos condutores de bondes na época e os ataques aos direitos dos trabalhadores, entre outros assuntos.
A obra é o resultado da dissertação de mestrado que gerou duas premiações importantíssimas da capital amazonense, a primeira delas como a melhor dissertação do Programa de Pós-graduação em História da UFAM em 2020. No ano seguinte, a dissertação recebeu o prêmio “Memória TJAM”.



Sobre a obra: O conteúdo literário faz uma análise das múltiplas dimensões do universo dos motoristas e condutores de bondes elétricos na cidade de Manaus, um sistema de transporte público que serviu a cidade entre 1899 e 1957, fundado pela companhia americana Manáos Railway Company. A obra proporciona para o leitor uma melhor compreensão da história do trabalho e do movimento dos trabalhadores, destacando a importância da ação coletiva na construção do espaço urbano e nas lutas por melhores condições de vida e trabalho da época.
Sobre a autora: Dhyene Vieira dos Santos é doutoranda em História Social no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM. Graduação em História (2018) e Mestre em História (2020) pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Especialista em Marketing Digital e Mídias Sociais (2021). Cumpriu período de Mobilidade Acadêmica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2018). Membro (a) do GT – Mundos do Trabalho, Seção Amazonas e membro (a) do Laboratório de História da Imprensa no Amazonas – (LHIA – UFAM).

Com imagens de Ronane Costa e produção de Debora Oliveira, a entrevista completa você confere no Aplicativo AMAZONSAT disponível no Play Store ou App Store do seu celular.
*Com informações da ASCOM-AAL
E-mail: [email protected]
Contatos: (92) 99227.6728 ou 98835.9047 – Leidy Amaral