A obra relata uma história da vida transfigurada em Lazone, destacando a arte que inspirou no folclore uma das características da cultura popular; a expressão da diversidade cultural.

Intitulada “TEATRO URBANO DAS MULHERES DE LAZONE – Quatro Dramaturgias Barehs”, o lançamento da obra de Sergio Cardoso reuniu familiares, amigos e amantes da literatura local, além dos membros efetivos da Academia Amazonense de Letras e de instituições literárias e históricas entre elas, a Federação de Teatro do Amazonas (FETAM) e o Clube Literário do Amazonas (CLAM).

O autor Sergio Cardoso fez questão de lançar a obra dentro de uma programação cultural, destacando que o lançamento da obra é também uma singela homenagem e valorização à cultura, a arte e teatro local, pois segundo o autor, a arte inspira no folclore a expressão marcante da cultura popular; a diversidade cultural, reflexão de valores, crenças e comportamentos.

A composição de mesa presidencial foi formada pelos membros efetivos da Academia Amazonense de Letras, presidente Dr. Aristóteles Alencar, diretor de edições da Academia, Dr. Robério Braga, autor da obra literária, Sergio Cardoso, acadêmico Marcos Frederico Kruger, chefe do departamento de literatura da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Antônio Auzier.

Durante a apresentação da obra, o autor destacou o conteúdo literário como uma breve apresentação de peças teatrais visando expressar em suas tramas os costumes e hábitos das épocas, apresentando ao público presente um misto de comédia e tragédia que retratam a confusa transição antropológica e sociológica que a região sofreu entre o Período da Borracha e a Zona Franca de Manaus.

Editada pela Academia Amazonense de Letras, a obra literária é fruto de emenda parlamentar, a partir de propositura do Ex-Deputado Serafim Corrêa com apoio do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult.

O lançamento ocorreu no salão nobre do Pensamento Amazônico Álvaro Maia da Academia Amazonense de Letras, com entrada gratuita. Após a cerimônia de lançamento houve a distribuição gratuita da obra autografada pelo Acadêmico aos convidados e público presente.

O título lançado estará disponível para consulta local na Biblioteca Genesino Braga, na sede da Academia, localizada na Rua Ramos Ferreira, 1009 Centro, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira.

*Com informações da ASCOM-AAL
E-mail: [email protected] / [email protected]
Contatos: (92) 99219.6767 / (92) 98835.9047 – Leidy Amaral

Imagens cedida pelo fotografo Alonso Junior

Siga nossas redes sociais:
Instagram: @academiadeletras.am
Facebook: academiadeletras.am
Youtube: @academiaamazonensedeletras1981
Tiktok: @academiadeletras.am