A obra destaca o jornalismo na Amazônia, após 40 anos no ar, uma trajetória marcada por desafios, avanços e mudanças, especialmente na cobertura de temas como meio ambiente, direitos indígenas e agronegócio.

Nesta edição o Programa Literatura em Foco teve a honra de receber o jornalista Cristóvão Nonato para falar sobre os grandes desafios da comunicação na Amazônia, através da obra “Jornalismo na Amazônia – 40 anos no Ar”, um autobiográfico, onde apresenta relatos sobre projetos e vivências mais marcantes de sua carreira. Editada sob o selo da Manauara Editorial, a obra foi lançada durante o Festival Literário de Manaus (Flim) ocorrido em novembro de 2024 no auditório do Parque Municipal do Idoso, no bairro Nossa Senhora das Graças.
Apresentado pelo jornalista Abrahim Baze, gravado na biblioteca Genesino Braga da Academia Amazonense de Letras, o jornalista e comunicador destaca durante entrevista o compromisso ético através do jornalismo, que visa informar o público de forma objetiva e precisa com o objetivo de promover o conhecimento, além de suas experiências radiofônicas inicialmente adquiridas através do funcionamento em um pequeno estúdio de voz de bairro por meio do serviço de autofalante.
O jornalista é radialista de longa carreira teve suas atuações marcantes como âncora no telejornalismo, consultor de imprensa e assessor de comunicação especialmente no setor público, além do seu recomeço na Rádio Rios, como repórter-ancora, a experiência vivida na Rede Amazônica, o destaque internacional do município de Manaquiri, a experiência no Hemoam, entre outros assuntos.
Segundo, Cristóvão Nonato, quanto a obra literária, o seu objetivo primordial com a obra é mostrar aos estudantes de jornalismo e demais interessados a realidade de uma profissão muito dura, desafiadora, mas prazerosa e vital para a sociedade; e também contribuir para o esforço mundial de combate à desinformação e contaminação da opinião pública com as notícias falsas, as terríveis “fake news”.



Sobre a obra: O conteúdo literário destaca o jornalismo na Amazônia, após 40 anos no ar, o que representa uma trajetória marcada por desafios, avanços e mudanças, especialmente na cobertura de temas como meio ambiente, direitos indígenas e agronegócio. A violência contra jornalistas na região, as dificuldades de acesso a informações e a necessidade de uma cobertura mais inclusiva e que reflita a diversidade da região são questões que permanecem relevantes. A obra está disponível para venda na Livraria Nacional.
Sobre o autor: Natural do estado de Rondônia, o jornalista Cristóvão Nonato cursou o ensino médio na Escola Simon Bolivar (RO) e Rocha Leal (RO), cursou bacharelado em Comunicação Social, Comunicação e Estudos da Mídia em 1987 pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), atuou como ativista político na Associação Amazonense de Municípios (AAM), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Amazonense de Municípios (AAM) em 2011. Atuou como repórter-âncora na Rádio Rios FM, em 2023 e Assessor da Presidência no Conselho Municipal de Cultura de Manaus (Concultura), em 2021. Atualmente é sócio fundador e jornalista no Portal Cultura Norte.

Com imagens de Ronane Costa e produção de Debora Oliveira, a entrevista completa você confere no Aplicativo AMAZONSAT disponível no Play Store ou App Store do seu celular.
*Com informações da ASCOM-AAL
E-mail: [email protected]
Contatos: (92) 99227.6728 ou 98835.9047 – Leidy Amaral