Sebastião Paiva participou ativamente da vida política de Lábrea. Ele foi perfeito, foi vereador por duas vezes e finalizou a carreira como promotor aposentado

Apresentado pelo jornalista Abrahim Baze, o Programa Literatura em Foco recebeu nesta edição o historiador Franco Lindemberg Paiva dos Santos para falar sobre a obra literária intitulada “De Labre à Lábrea” de Sebastião José Músio Paiva, lançada neste ano pela editora Moura SA.

A obra relata a vida e trajetória política de Sebastião Paiva, histórias vividas pelo autor e narradas por parentes e amigos sobre a vida política e social da cidade de Lábrea, no rio Purus, com o foco nas disputas político-partidárias que animavam o cotidiano da cidade, proporcionando ao leitor uma importante contribuição ao conhecimento da região e a atuação da vida pública e do cotidiano das disputas políticas locais.

Durante a entrevista o historiador e neto do ex-prefeito do município de Lábrea-AM, destacou os desafios enfrentados na época, a importância da família Paiva no município e os feitos no desenvolvimento e progresso do município, a nomeação do ex-prefeito no cargo de Promotor público em 1890, além da vinda de imigrantes nordestinos no período áureo da borracha.

Em vida, o ex-prefeito do município tentou por diversas vezes lançar a obra, mas sem sucesso, somente após sua morte, ocorrida em agosto de 1987, a obra póstuma foi lançada em maio deste ano por parentes e amigos na Escola do Legislativo no auditório João Bosco Ramos de Lima da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Franco Lindemberg Paiva dos Santos possui graduação em História pela Universidade Federal do Amazonas (2009) e Mestrado em História pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é professor-formador do Centro de Formação Padre Anchieta (CEPAN) da Secretaria de Estado de Educação e Desportos do Amazonas SEDUC-AM. Tem experiência na área de História, com ênfase em metodologias docente em História e História Moderna e Contemporânea.

Com imagens de Pedro Gabriel, Layanna Coelho e produção de Juliana Neves, você confere a entrevista completa através do Aplicativo AMAZONSAT no Play Store ou App Store do seu celular.

Siga nossas redes sociais:
Instagram: @academiadeletras.am
Facebook: academiadeletras.am
Youtube: @academiaamazonensedeletras1981
Tiktok: @academiadeletras.am