Na pandemia da Covid-19, a Maçonaria promoveu diversas ações solidárias, entre elas a distribuição de refeições aos acompanhantes de pacientes em tratamento nos hospitais da capital amazonense.
O apresentador Abrahim Baze do Programa Literatura em Foco, gravado na Biblioteca Genesino Braga, recebeu nesta edição o Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Amazonas, Marcelo Barbosa Peixoto para falar sobre a história da Maçonaria e suas obras sociais, além de destacar a Revista GLOMAM, uma das mais sólidas e respeitadas instituições do Estado que tem desenvolvido a Grande Arte Real em todas as latitudes da sociedade em geral, na defesa da soberania da Amazônia tem sido vanguarda desde 1904.
Durante a entrevista o Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Amazonas, Marcelo Barbosa Peixoto destacou alguns pontos sobre a Maçonaria e sobre a Revista GLOMAM produzida pela Editora Wega, uma revista interativa de conteúdo histórico sobre a Maçonaria e seus feitos, produzida em dois idiomas português e inglês com assuntos relacionados ao desenvolvimento das organizações fraternais, foi destacado também durante entrevista as ações sociais na luta contra a Covid-19, onde a participação da Maçonaria foi fundamental para sociedade.
Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Amazonas, Marcelo Barbosa Peixoto é manauara, nascido em 17 de janeiro de 1968 no seio de uma família tradicional, filho de Renan Corrêa Peixoto e a senhora Maria Regina Barbosa Peixoto. É empresário com grande participação na empresa mais antiga, a LOJA MAÇÔNICA DO AMAZONAS GLOMAM, aberta em 28/02/1992 e atualmente ativa.
Recebeu as letras do primeiro e segundo grau no antigo Colégio Ida Nelson, começou a trabalhar muito cedo na companhia de seu pai, mas, tinha em mente sua qualificação universitária, o que concluiu o curso de Bacharel em Administração no dia 28 de agosto de 1993, sua profissão herdada da orientação paterna logo vai fazer o curso em Comércio Exterior de Logística pela Faculdade Aduaneiras, em 1997, no Estado de São Paulo. Logo em seguida, fez o curso de Comércio Exterior de Classificação Fiscal pela mesma faculdade.
Recebeu sua primeira luz maçônica no dia 10 de julho de 1993, na Grande Benemérita Loja Simbólica Amazonas, foi elevado ao Grau de Companheiro, no dia 3 de março de 1994, foi exaltado no dia 18 de junho de 1994 e tornou Venerável Mestre da Grande Benemérita Loja Simbólica Amazonas, no dia 20 de agosto de 2013. A busca pelo conhecimento maçônico o levou a buscar filosofismo tendo sido Exaltado no Grau Maçom do Santo Arco Real Capítulo Ocasional Amazonas, no dia 10 de setembro de 2016. Instalado no Santo Real Arco Grau 3, 2 e 1, Principal Capítulo Amazonas, no dia 10 de setembro de 2016.
Com imagens de Nélio Costa e produção de Juliana Neves, você confere a entrevista completa através do Aplicativo AMAZONSAT no Play Store ou App Store do seu celular.
Siga nossas redes sociais:
Instagram: @academiadeletras.am
Facebook: academiadeletras.am
Youtube: @academiaamazonensedeletras1981
Tiktok: @academiadeletras.am