Os missionários italianos vivem uma missão evangelizadora que dura há mais de cem anos na Amazónia, a missão integra também a importância da preservação ecológica da região.

Conhecer a realidade é fundamental na vida do missionário, por muitos anos, a presença de missionários italianos na Amazônia tem visado em grande parte não somente a evangelização, mas também a preservação da riqueza natural da região, o respeito pela cultura local e a defesa dos direitos dos mais pobres e dos povos nativos.
Vários missionários e religiosos italianos trabalharam e trabalham na Amazónia, dedicados à evangelização e defesa dos direitos dos povos indígenas e das populações mais vulneráveis pelas comunidades ribeirinhas.
Para falar desta trajetória de evangelização pelas comunidades ribeirinhas da região e da igreja de São Sebastião, o programa Literatura em Foco recebeu com grande honra nesta edição o Frei Paulo Xavier, religioso da igreja de São Sebastião, que em entrevista destaca também a obra intitulada “Assisi Risponde all’Amazzonia” produzida pelo italiano Pe. Valério Di Carlo, lançado em 2002 pela Editora Progetti Sonori.
Além das missões religiosas na região, o Frei Paulo Xavier destacou também em entrevista, as obras de reparo na igreja de São Sebastião, localizada no Centro da capital amazonense, uma das igrejas mais tradicionais e centenárias da região norte. Interditada em janeiro de 2025, devido a um dano inesperado na torre do sino, as obras de restauro estão em andamento e sendo acompanhadas pelo Iphan e pelo MPAM, com o objetivo de garantir a segurança e conservação do templo e dos fiéis.


Frei Paulo Xavier Ribeiro é natural do município de Amaturá – AM, sua ordenação sacerdotal ocorreu em 01 de dezembro de 1991, é religioso da Congregação dos Frades Capuchinhos, é sacerdote há 31 anos, atua como pároco da Paróquia São Francisco das Chagas, no bairro Colônia Oliveira Machado. Para muitos, Frei Paulo Xavier representa o acolhimento do diálogo inter-religioso por promover o desenvolvimento da equidade étnico-racial no Estado do Amazonas.

Com imagens de Ronane Costa, Gustavo Grijó e produção de Debora Oliveira, a entrevista completa você confere no Aplicativo AMAZONSAT disponível no Play Store ou App Store do seu celular.
*Com informações da ASCOM-AAL
E-mail: [email protected]
Contatos: (92) 99227.6728 ou 98835.9047 – Leidy Amaral
