Com uma produção literária riquíssima em detalhes religiosos e históricos, o Salão Nobre do Pensamento Amazônico Álvaro Maia da Academia Amazonense de Letras promoveu o lançamento do livro intitulado “Centenário da Igreja de São Sebastião de Manaus 1888-1988”.

A obra literária contou com a produção do Acadêmico Aristóteles Alencar, Frei Paulo Xavier e Ana Célia Ossame, teve também a participação do Cardeal Leonardo Steiner no prefácio, cujo os originais são Frei Fulgêncio Monaceli. Atualmente o frei reside na Itália.

O livro foi produzido possui um acervo repleto de detalhes em seus diversos registros fotográficos originais que documentam a história do Centenário da Igreja de São Sebastião, um dos templos religiosos tradicionais da Arquidiocese de Manaus e considerado Patrimônio Histórico pelo Conselho Estadual de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico do Amazonas – CEDPHA.

Com a presença do público e amantes da literatura amazonense, o evento contou também com a presença de representantes de entidades culturais e membros importantes da Academia, além de representantes da igreja católica entre eles o Pe. Joaquim Hudson de Souza Ribeiro, recentemente nomeado bispo auxiliar para a Arquidiocese de Manaus, pelo Papa Francisco, Frei Mário Ivon Ribeiro da Custódia dos Frades Menores Capuchinhos do Amazonas e Roraima, além do Cardeal Leonardo Steiner entre outros.

Atalmente residindo na Itália, Frei Fulgencio acompanhou a solenidade de lançamento através de uma transmissão via on line, muito emocionado ele lembrou dos tempos de sua passagem pela Amazônia e destacou a importância que obra tem por retratar a história de um dos templos religiosos tradicionais da capital.

Após a solenidade, o Cardeal Leonardo Steiner foi contemplado a receber das mãos das Acadêmicas Artemis Soares e Marielene Corrêa, o título de Membro Honorário da Academia Amazonense de Letras, em seguida houve a distribuição gratuita das obras autografadas pelos autores aos convidados, este foi o último lançamento de livro no calendário de atividades da Academia.

Todos os títulos que foram lançados ao longo deste ano estão disponíveis para consulta no Memorial e Biblioteca Genesino Braga, localizado na sede da Academia, na Rua Ramos Ferreira, 1009 Centro, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira.

*Com informações da ASCOM-AAL
E-mail: ascom.aal@gmail.com / academiadeletras.am@gmail.com
Contatos: (92) 99219.6767 / (92) 98835.9047 – Leidy Amaral

Fotos: Koynov

Siga nossas redes sociais:
Instagram: @academiadeletras.am
Facebook: academiadeletras.am
Youtube: @academiaamazonensedeletras1981
Tiktok: @academiadeletras.am