A Academia Amazonense de Letras em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), promoveu no Salão Nobre do Pensamento Amazônico Álvaro Maia, a Solenidade comemorativa do Centenário do Professor Samuel Benchimol, o imortal, economista, cientista e professor amazonense.
O evento contou com a presença e participação de familiares, parentes e amigos, entre eles Jaime Benchimol, Nora Benchimol Minev, Ilana Minev, Denis Benchimol, além dos representantes de entidades estaduais e federativas, como o Reitor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – Doutor Sylvio Puga, o Secretário da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, entre outros convidados e Acadêmicos.
A solenidade foi marcada por diversos relatos de familiares e amigos através de homenagens de sua biografia e carreira como “Pai e Empresário”, iniciado pelo filho do Professor, Jaime Benchimol, Denis Benchimol e Ilana Benchimol Minev (netos do Professor) que apresentaram o legado do professor para as novas gerações, o secretário da Sedecti, Serafim Correa e o Reitor da UFAM, Sylvio Puga, também prestaram homenagens, além dos acadêmicos Aristóteles Comte de Alencar Filho, Robério Braga, Marcus Barros, Elson Farias e Abrahim Baze.
Após a solenidade, houve a distribuição de duas obras literárias, “Samuel Benchimol, ensaio biográfico de um educador e empresário” produzida pelo Acadêmico Abrahim Baze publicado pela Editora Valer e a coletânea “Samuel Isaac Benchimol; Memórias da Influência Cultural, Intelectual e Social na Amazônia Contemporânea”, com a participação dos acadêmicos que foram co-autores. O Editorial foi escrito pelo Presidente da Academia Amazonense de Letras, Aristóteles Comte de Alencar Filho. Artigos foram escritos também pelos Acadêmicos Robério Braga, Elson Farias, Márcio Souza e Abrahim Baze.
Eleito membro da Academia Amazonense de Letras, o Professor Samuel Benchimol ocupou a Cadeira de número 11 no dia 11 de abril de 2002, cujo Patrono é José Veríssimo. Atualmente a Cadeira é ocupada pelo Acadêmico Marcus Barros.
Durante sua passagem pela Academia, o professor recebeu o reconhecimento por sua produção intelectual e dedicação à educação através de suas produções literárias como: “Romanceiro da Batalha da Borracha” de 1992, “Amazônia : Formação Social e Cultural” de 1998 entre outros títulos.
As obras literárias do imortal Acadêmico Professor Samuel Benchimol estão disponíveis para consulta no Memorial e Biblioteca Genesino Braga, localizado na sede da Academia, na Rua Ramos Ferreira, 1009 Centro, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira.
*Com informações da ASCOM-AAL
E-mail: [email protected] / [email protected]
Contatos: (92) 99219.6767 / (92) 98835.9047 – Leidy Amaral
Fotos: Koynov
Siga nossas redes sociais:
Instagram: @academiadeletras.am
Facebook: academiadeletras.am
Youtube: @academiaamazonensedeletras1981
Tiktok: @academiadeletras.am