Academia Amazonense de Letras realiza nova cerimônia de outorga da Medalha do Centenário

A solenidade faz parte das comemorações do centenário da instituição e homenageará antigos acadêmicos e personalidades

A Academia Amazonense de Letras comemora seu centenário (1918-2018) no biênio 2018-2019, com solenidades e programações culturais abertas ao público.

Dentre estas solenidades encontra-se a Outorga da Medalha do Centenário, relembrando cerimônia semelhante realizada em 1968, quando o Silogeu outorgou medalhas comemorativas aos seus cinquenta anos de fundação.

A outorga centenária que homenageia antigos acadêmicos e personalidades de destaque no cenário amazonense foi dividida em duas sessões. A primeira ocorreu em maio deste ano, em uma noite marcada pela emoção.

Já a segunda solenidade de outorga será realizada nesta quinta-feira, 03 de outubro, às 20h, na Casa de Adriano Jorge.

O presidente no biênio 2018-2019, Robério Braga, comenta que a medalha é um símbolo comemorativo, que visa agradecer aos homenageados por toda a trajetória de apoio e cooperação com a Casa, numa proposta iniciada por Djalma Batista e continuada por ele, como tradição.

“A medalha é um símbolo de agradecimento para aqueles que acompanham esta Casa e fazem parte de sua história. O presidente Djalma Batista, há cinquenta anos realizou outorga semelhante. Esperemos agora por mais um cinquentenário para a próxima solenidade, em comemoração aos 150 anos da Casa de Adriano Jorge.”

Os agraciados com a Medalha do Centenário foram escolhidos entre ex-presidentes da Academia (in memoriam), antigos acadêmicos (in memoriam), parlamentares, autoridades e figuras públicas, a partir de indicação acadêmica e homologação em assembleia geral.

A saudação oficial em nome da Academia será proferida pelo acadêmico Francisco Gomes. Além do cerimonial formal, o evento contará com um momento de Sarau, com declamação de poemas, por Roger Barbosa, e apresentação musical com repertório em homenagem a Pedro Amorim, comandado pelo Maestro e pianista Jhonny Meurer, Tenor Jeferson Nogueira e Barítono Josenor Rocha.

A Academia Amazonense de Letras fica localizada na Rua Ramos Ferreira, 1009- Centro. Para saber das atividades realizadas e acompanhar todas as novidades, acesse o site e acompanhe as redes sociais.