A obra reúne estudos críticos e traduções rigorosas de textos que vão desde a antiguidade até a contemporaneidade, destacando a importância perene da língua de Cícero.

Professor Antônio Guimarães Pinto

O professor e aclamado filólogo clássico luso-brasileiro, Antônio Guimarães Pinto, lança a obra ‘Sob o Signo do Latim – Volume 1’, uma coletânea que celebra a sua vasta e profícua carreira dedicada ao estudo da cultura e literatura humanísticas. O livro foi lançado neste último sábado (13) de dezembro, no salão verde da Valer Teatro, no Largo de São Sebastião na presença de amigos, parentes e representantes de instituições literárias como o presidente da Academia Amazonense de Letras, Dr. Aristóteles Alencar.

A obra é um convite imperdível para o deguste e a apreciação crítica de uma galeria de artistas da palavra e pensadores cuja relevância atravessa os séculos, graças ao trabalho incansável de um dos mais respeitados filólogos clássicos de nosso tempo. De acordo com Antônio Andrade, da Universidade de Aveiro, em Portugal, Antônio Guimarães Pinto detém um conhecimento ímpar das Línguas e Literaturas Clássicas, sustentado na sólida formação acadêmica, na vasta experiência letiva e na pesquisa realizada ao longo de toda uma carreira dedicada ao ensino e à investigação em Portugal e no Brasil.

Para Doutora Neiza Teixeira, coordenadora editorial da Valer e doutora em Filosofia, nesse livro, o professor da Universidade Federal do Amazonas,  Antônio Guimarães Pinto apresenta uma pequena amostra da diversidade dos seus interesses como estudioso da cultura e literatura humanísticas lato sensu, oferecendo à apreciação crítica dos especialistas e ao deguste dos amantes da arte literária alguns dos produtos da sua já longa e profícua carreira de filólogo clássico e tradutor polifacético, com nome bem firmado tanto no Brasil como na Europa.

A obra, dividida em dois volumes, oferece ao leitor uma amostra significativa da diversidade de interesses e do rigor filológico que marcaram a trajetória do professor da Ufam. ‘Sob o Signo do Latim – Volume 1’ não é apenas um livro, mas sim uma porta de entrada para a literatura Novilatina e o Humanismo Português. A obra reúne estudos críticos e traduções rigorosas de textos que vão desde a antiguidade até a contemporaneidade, destacando a importância perene da língua de Cícero.

Para o presidente da Academia Amazonense de Letras, Doutor Aristóteles Alencar, a obra do Doutor Antônio Guimarães Pinto, reveste-se de grande importância pois o Latim é a base da civilização ocidental. Durante séculos o Latim foi a língua da Filosofia, da Ciência, da Religião e do Direito. O autor, versado na língua e literatura latinas, é considerado uma das autoridades mundiais na área. A leitura de “Sob o Signo do Latim” serve de elo com o passado glorioso da nossa civilização. Trabalho primoroso de um erudito que inicia com um capítulo dedicado a Erasmo, de Roterdã, com sua Oração do Senhor, dividida em sete partes. Verdadeira obra-prima.

Autor da obra, professor António Guimarães Pinto e Aristóteles Alencar, presidente da Academia Amazonense de Letras

Membro Honorário da Academia Amazonense de Letras, Doutor Antônio Guimarães Pinto confere a Manaus, com sua nobre presença, a condição de ser uma das poucas cidades no mundo a possuir um Latinista Clássico em plena atividade didática e literária. Seu precioso trabalho é motivo de orgulho para nossa Academia.

*Com informações da ASCOM-AAL / Colaboração: Portal do Largo – Editora Valer
E-mail: [email protected]
Contatos: (92) 99227.6728 ou 98835.9047 – Leidy Amaral