Por meio da literatura, a autora retrata a identidade e a cultura de uma região que, apesar de grandiosa, ainda é pouco conhecida pelos outros “Brasis”.

A Academia Amazonense de Letras recebe neste sábado (09) de novembro, o lançamento do livro intitulado “Amazonidades: Gesta das Águas”, a obra é construída em trovas, que carrega em suas páginas o imaginário, a oralidade e a rica cultura da região amazônica e oferece um mergulho profundo na cultura ribeirinha, indígena e cabocla da Amazônia, cantando a voz de um povo e sua rica diversidade.

Segundo a escritora e poeta, Marta Cortezão, o livro legitima toda uma tradição, mostrando que a literatura nasce e pulsa do povo, sem distinção de classes sociais — ela é, antes de tudo, arte em sua forma mais pura e horizontal. Por meio da literatura, a autora retrata a identidade e a cultura de uma região que, apesar de grandiosa, ainda é pouco conhecida pelos outros “Brasis”.

Com uma linguagem poética que entrelaça os rios, a floresta e a beleza da vida regional, criando um retrato profundo da Amazônia, traduzindo em trovas a complexidade e o encanto desse lugar. Em versos, a autora captura de forma poética a relação íntima entre o povo amazônida e a natureza, revelando como a identidade cultural se entrelaça com os elementos naturais da região.

A obra, é reeditada pelo selo editorial Toma Aí Um Poema, e é dividida em cinco partes, além disso, o livro conta com a participação especial dos textos de apresentação da escritora amazônida Wanda Monteiro, o historiador acreano Isaac Melo e o poeta cearense Mailson Furtado, que destacam a força e o lirismo da poética de Marta. A obra “Amazonidades: Gesta das Águas” convida o leitor a visitar as memórias amazônicas, a caminhar pelo “chão líquido” do povo das águas, e a se encantar com o vasto universo cultural, mitológico e linguístico que a autora imortaliza em suas trovas.

Em um ritmo próprio, tal como o das “estradas líquidas” e das pequenas comunidades marcadas pela calmaria, a obra oferece uma experiência poética de fusão entre homem, rio e terra, revelando a comunhão mágica que permeia a vida na Amazônia.

A entrada é gratuita e a obra estará disponível para venda no local.

O lançamento será realizado no dia 09 de novembro (sábado), às 10h no Salão do Pensamento Amazônico Álvaro Maia, localizado na rua Ramos Ferreira,1009 – Centro.

Sobre a escritora e poeta: Marta Cortezão nasceu em Tefé-AM, mas reside em Segóvia, Espanha, desde 2012. É escritora e poeta e tem realizado vários projetos literários de divulgação e promoção da literatura de autoria feminina no Brasil e no exterior.

*Com informações da ASCOM-AAL
E-mail: [email protected]
Para mais informações: Zemaria Pinto (92) 9984-2407 ou Marta Cortezão +34 691 55 86 37 (WhatsApp)