Fundado por jovens intelectuais na capital amazonense, em 22 de novembro de 1954, o movimento artístico marcou a escrita de uma nova página na história da literatura amazonense.

O programa Literatura em Foco, recebeu nesta edição o professor e escritor Zemaria Pinto, para falar sobre sua mais recente obra “Folia no Seringal” lançada pela Editora Valer, em março deste ano, são setenta anos de uma história que legou à nossa terra e à cultura brasileira artistica que ajudaram na renovação do pensamento, além de influenciar no processo de construção de um pensamento amazônico e na formação de várias gerações de escritores e artistas.

Em entrevista, o professor e escritor destaca a história da jornada dos jovens do movimento como um ato de renovação e a esperança no campo artístico da capital amazonense, em um caminho percorrido pela literatura destacando o impacto do Clube da Madrugada, que na década de 50 provocou uma verdadeira revolução no cenário cultural, baseado em uma perspectiva diferente sobre o movimento e seus desdobramentos.

De forma descontraída e alegre, a entrevista abordou assuntos como a crítica no olhar literário, o primeiro e grande ficcionista do Amazonas, Gaspar de Carvajal, a imprtancia do Clube da Madrugada, além de uma breve história dos integrandes do movimento e suas influências, como o boêmio notório, considerável poeta do seu tempo no extremo Norte, Maranhão Sobrinho.

Sobre a Obra: O conteúdo literário apresenta ensaios sobre a literatura do Amazonas – Antes, durante e depois do Clube da Madrugada, convidando-nos a uma leitura e reflexão sobre a Literatura que se produz no Estado do Amazonas. O mais importante movimento literário, onde analisa os seus autores, estabelece relações que alcançam a capital francesa, Paris, e fornece elementos novos para o entendimento do leitor.

Após o alcance do pós-Madrugada, a obra surpreende o leitor com as suas escolhas em busca de novidades do mundo literário, fazendo inúmeras sugestões e propostas que são importantes para os que se dedicam a refletir sobre o pensamento nortista.

Sobre o autor: Zemaria Pinto (José Maria Pinto de Figueiredo) nasceu em Santarém-PA, a 6 de maio de 1957, filho de José Torres de Figueiredo e Maria Sílvia Pinto de Figueiredo. Concluiu o antigo ginasial no Colégio Ruy Araújo, em 1971, e o científico, em 1974, no Dom Pedro II, o velho Colégio Estadual. Casado, é pai de Ana Carolina, Paloma Renata, Amanda Beatriz e Maria Luiza, e avô de Luna Carolina, Rafael e Pietra.

Graduado em Economia pela Universidade Federal do Amazonas (1981), direcionou sua produção para a área de Letras, com Especialização em Literatura Brasileira (1990) e Mestrado em Estudos Literários (2012). Tem livros publicados, em áreas diversas: ensaios literários, teoria da literatura, poesia, teatro, literatura juvenil e literatura infantil.

Membro da Academia Amazonense de Letras, o escritor ocupa a cadeira 27, de Tavares Bastos, desde setembro de 2004. É também membro do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, onde tomou posse na cadeira 59, de Nunes Pereira, em fevereiro de 2016.

Com imagens de Ronane Costa e produção de Debora Oliveira, a entrevista completa você confere no Aplicativo AMAZONSAT disponível no Play Store ou App Store do seu celular.

*Com informações da ASCOM-AAL
E-mail: [email protected] / [email protected]
Contatos: (92) 99219.6767 / (92) 98835.9047 – Leidy Amaral