A Escola é especializada em educação inclusiva e atende mais de 130 alunos entre 6 e 14 anos
A Academia Amazonense de Letras, conhecida como Casa de Adriano Jorge, abriu as portas para os estudantes da Escola Estadual de Educação Especial Manoel Marçal de Araújo, localizada na zona sul de Manaus, realizarem um Dia de Autógrafos.
O evento foi realizado nesta terça-feira (20/12) e marcou o lançamento de 74 livros que foram escritos e ilustrados pelos estudantes. A cerimônia reuniu alunos da escola, equipe pedagógica e familiares dos jovens escritores.
Todos os autores são alunos com deficiências múltiplas e intelectuais, como Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down e Deficiência Mental. Os professores que atuaram diretamente para a realização do projeto foram creditados como coautores dos livros.
Para o Presidente da Academia Amazonense de Letras, Aristóteles Comte de Alencar Filho, esse foi um dos eventos mais emocionantes que aconteceram na AAL em 2022.
“tivemos muitos eventos na Academia, muitos deles importantes, mas sem dúvida hoje acontece o evento mais emocionante da Academia no ano. E ações assim são de extrema importância. Essa visibilidade é de extrema importância”. Disse
A secretária da capital, Arlete Mendonça, esteve presente no evento pela tarde e disse que o lançamento é um marco na educação.
“Hoje nós estamos aqui em um momento de celebração com a família e com eles. A secretaria aprecia muito esse momento, uma vez que estamos valorizando e incluindo esses estudantes na sociedade”, pontuou.
A pedagoga e coordenadora do projeto na escola, Juliana Lima, diz que o projeto durou o ano inteiro e que a cerimônia marca o fim dessa experiência.
“Hoje eu estou aqui podendo fazer e praticar a educação que eu acredito, que é transformar potenciais. O meu sentimento é de intensa felicidade por ter chegado aqui e atingir todas essas possibilidades”, comemorou.
O lançamento aconteceu na Academia em dois horários, ao longo do dia. Pela manhã o Presidente recebeu os alunos, professores e representantes da SEDUC. Já pela tarde, o grupo foi recebido pelo Vice-Presidente Abrahim Baze e pelo Acadêmico Júlio Lopes, que levou, em outubro, o projeto ao conhecimento da Diretoria.
Para saber das atividades realizadas pela Academia Amazonense de Letras e acompanhar todas as novidades, visite o site e acompanhe as redes sociais.