O conteúdo apresenta grandes registros durante os 30 anos de mudança socioeconômica, territorial e ambiental.

O rio Juruá é um rio que nasce no Peru e desagua no rio Solimões, banhando os estados do Acre e Amazonas em um percurso de aproximadamente 3000 km. Possui uma grande importância para a região servindo como hidrovia para diversas comunidades, já que rodovias são inexistentes na maior parte de seu curso. Em suas margens, estão localizados os municípios de Eirunepé no Amazonas e Cruzeiro do Sul (Acre).

Para falar mais sobre esta importante hidrovia em seus aspectos e mudanças, o programa Literatura em Foco apresentado pelo jornalista Abrahim Baze, nesta edição recebeu orgulhosamente na Biblioteca Genesino Braga da Academia Amazonense de Letras, o professor e geógrafo Enoch Cavalcanti Neto, que em 2024 lançou sua mais recente obra intitulada “Geografia Histórica de Carauary do Yuruá: 30 anos de mudança socioeconômica, territorial e ambiental”, pela Editora CVR.

O conteúdo literário resgata de forma histórica o reconhecimento do Rio Juruá, a partir de uma missão pacificadora diplomática da Comissão Mista Brasileiro-Peruana, resultando em um relatório mais científico que diplomático, sobre o rio considerado o mais sinuoso, ou seja, ondulante do mundo.

Em um bate-papo descontraído o autor e geógrafo, destacou durante entrevista o surgimento do Rio Juruá, a formação territorial, econômica, cultural e social dos seringais, o que se tornou em  um grande marco no campo político na cidade de Carauari, a navegação a vapor na Amazônia com barcos a vela e remo e a urbanização da cidade como uma clareira em meio a selva em meio as demandas sociais em um ordenamento jurídico, entre outros assuntos relacionados aos aspetos e desenvolvimento da cidade.

Sobre a obra: Considerada uma coletânea de diferentes ciências nas áreas de antropologia, arqueologia, biogeografia, geografia física, hidrografia, história, meio ambiente, entre outros, a obra tem como objetivo de promover sua contribuição para o norteamento ou guia intelectual aos estudantes, professores e o público em geral por meio da disposição em expandir seus conhecimentos sobre o rio Juruá e o município, além da cidade de Carauari.

Sobre o autor: Enoch Cavalcanti Neto é amazonense, filho de Rhemithalces de Siqueira Cavalcanti e Inoah Diniz de Siqueira Cavalcanti, criado na cidade de Carauari, ladeado por seus numerosos familiares e amigos, o autor, professor e geógrafo estudou no Colégio São José e Francisco Alves de Souza em Carauari. Em 1979 passou a estudar em Manaus onde concluiu o ensino médio na Escola Agrotécnica Federal de Manaus, no Curso Técnico Profissional em Agropecuária 1981, exercendo a função até 2013.

Em 2006 foi graduado no Curso Superior em Geografia pela UNIR (Universidade Federal de Rondônia). Possui pós-graduação em Geoprocessamento e em Gestão, Perícia e Auditoria Ambiental. Possui a Geografia como vocação e a História por adoção, onde se considera um Geógrafo Historiador. Atualmente é geógrafo – Departamento de Estradas de Rodagens do Estado de Porto Velho, RO.

Com imagens de Ronane Costa e produção de Debora Oliveira, a entrevista completa você confere no Aplicativo AMAZONSAT disponível no Play Store ou App Store do seu celular.

*Com informações da ASCOM-AAL
E-mail: [email protected] / [email protected]
Contatos: (92) 99219.6767 / (92) 98835.9047 – Leidy Amaral