A obra apresenta de forma singular, o estudo de suas trajetórias e o impacto de suas pesquisas na antropologia amazônica, que se baseia no conhecimento prático e vivências locais.

O Programa Literatura em Foco, apresentado pelo jornalista Abrahim Baze recebeu na Biblioteca Genesino Braga da Academia Amazonense de Letras, o professor-doutor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Sérgio Ivan Gil Braga, para falar sobre sua obra intitulada “Trajetórias de vida e antropologia em Mário Ypiranga Monteiro e Moacir Andrade”, lançada em julho deste ano por meio do incentivo da Fapeam e produzida pela Editora Valer.

Moacir Andrade e Mário Ypiranga foram grandes personalidades, considerados importantes folcloristas e antropólogos amazonenses, reconhecidos por suas etnografias e contribuições para o conhecimento da cultura e do cotidiano do Amazonas, especialmente através do registro de expressões culturais e da religiosidade.  

Mário Ypiranga Monteiro foi advogado, escritor, historiador e professor amazonense e Moacir Andrade, folclorista e antropólogo, ambos se dedicaram ao estudo da cultura amazônica, reunindo um acervo valioso de expressões do folclore e da religiosidade local.

Criaram também etnografias de qualidade, documentando o cotidiano amazonense através de textos, fotografias, pinturas e desenhos. Em uma nova perspectiva antropológica, inauguraram uma nova forma de pensar a antropologia no contexto amazônico, baseada no conhecimento prático e nas vivências.

O livro proporciona ao leitor uma pesquisa intensiva de longo alcance, tendo em vista a produção científica de Monteiro e Andrade nos aspectos mais profundos do Folclore e da Etnografia regional, como bases da Antropologia Amazônica. As bases apresentadas no livro, são fundamentais para compreensão de certas tradições na região, por exemplo, entidades míticas, como o Curupira e a Cobra-grande, assim como a relação entre natureza e cultura, e aspectos que relacionam a questão de formação racial na Amazônia.

Sobre a obra: O livro apresenta uma enorme importância para a constituição da história da Antropologia amazonense, por meio da leitura permite o leitor formular a imagem de Manaus, mesmo antes da famosa Belle Époque. Considerado documental, a obra literária destaca duas grandes personalidades que se dedicaram às investigações sobre uma parte da imensa região amazônica, proporcionando a compreensão das bases de formação da cultura regional amazônica por meio dos estudos folclóricos de autores como Mário Ypiranga Monteiro, Moacir Andrade, entre outros.

Sobre o autor: Professor Titular em Antropologia da Universidade Federal do Amazonas. Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), Departamento de Antropologia (DAN) e Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PP-GAS). Coordenador do Grupo de Pesquisa Naurbe – Cidades, Culturas Populares e Patrimônios. Pesquisador do INCT/ CNPq Brasil Plural e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Com imagens de Ronane Costa e produção de Debora Oliveira, a entrevista completa você confere no Aplicativo AMAZONSAT disponível no Play Store ou App Store do seu celular.

*Com informações da ASCOM-AAL
E-mail: [email protected]
Contatos: (92) 99227.6728 ou 98835.9047 – Leidy Amaral