A Academia Amazonense de Letras teve grande destaque entre diversas categorias da literatura.

Alunos da 2º série do Ensino Médio do Centro Educacional Sandra Cavalcante (CESC) promoveram a Primeira Feira Literária no auditório da instituição, com o objetivo de incentivar a leitura e aprendizado sobre a literatura brasileira.

Com a presença de pais de alunos, professores e demais alunos, a feira contou com três expositores sobre literatura e cultura, entre os expositores estava a Academia Amazonense de Letras, apresentada pelos alunos da turma da 2º série do Ensino Médio.

A exposição da Academia Amazonense de Letras produzida pelos alunos, contava com uma ornamentação padrão da instituição, seguido de objetos antigos como máquina de datilografar e símbolos referente a época como a caneta de pena entre outros objetos, livros produzidos pela Academia também estavam em exposição.

A feira contou com a presença do membro acadêmico Júlio Lopes que neste ato representou o Presidente da Academia Amazonense de Letras, Dr. Aristóteles Alencar. Na oportunidade o Acadêmico Júlio Lopes destacou um breve relato sobre a história da instituição acadêmica, feitos dos imortais e a produção literária dos seus títulos lançados, além de realizar a doação de seus livros.

“Fui muito bem recepcionado pela diretora Ziza Martins e pude viver um momento mágico e de muita interação com aqueles jovens brilhantes e caprichosos. A educação e cultura são duas colunas fundamentais para a formação humana”. Disse o Acadêmico Júlio Lopes.

Segundo o Acadêmico, a Feira Literária foi de extrema importância e uma honra poder prestigiar a apresentação dos alunos, que promoveram um trabalho primoroso, sob qualquer ponto de vista, seja na caracterização do espaço, seja no conteúdo do trabalho a respeito do Silogeu.

Durante as apresentações, os alunos promoveram um momento histórico através da encenação com figurinos e efeitos especiais, uma mini-peça teatral foi apresentada sobre a história de Annelies Marie Frank, uma adolescente alemã de origem judaica, vítima do Holocausto.

Para o aluno Pedro Vasconcelos do ensino médio, a ideia da feira é para apresentar a literatura em suas diversas categorias com ênfase na representação da Academia Amazonense de Letras além de propagar a instituição acadêmica aos visitantes.

A Diretora-Geral, Ziza Martins destacou a importância do evento para os alunos, nesses 30 anos de atividades educacionais, a presença da Academia Amazonense de Letras é de grande importância e marco cultural por proporcionar aos jovens e adultos um grande incentivo na produção literária.

A Feira Literária finalizou com um breve discurso do Acadêmico sobre a vida escolar, a leitura, a escrita e a espiritualidade, em seguida declamou o poema “Superação”, encerrando com a realização de sorteios de cinco livros intitulados “Letras do Amanhã”, fruto do projeto social promovido pela Academia com os alunos do ensino médio da rede pública estadual de ensino que teve como orientador o Diretor de Edições da Academia, Dr. Robério Braga, os alunos sorteados, receberam os livros pelas mãos do Acadêmico Júlio Lopes.

*Com informações da ASCOM-AAL
E-mail: [email protected] / [email protected]
Contatos: (92) 99219.6767 / (92) 98835.9047 – Leidy Amaral

Siga nossas redes sociais:
Instagram: @academiadeletras.am
Facebook: academiadeletras.am
Youtube: @academiaamazonensedeletras1981
Tiktok: @academiadeletras.am