Posse na Academia Amazonense de Letras reúne tradição e modernização

Buscando estar cada vez mais perto do público a Casa de Adriano Jorge transmitiu pela primeira vez uma solenidade completa

Nesta quinta-feira (08 de agosto) aconteceu na sede da Academia Amazonense de Letras a posse do novo acadêmico efetivo eleito Marcos Frederico Krüger Aleixo.

A solenidade contou com a participação de autoridades, amigos e familiares e foi regada de muita emoção e belos discursos.

Todo o ato solene seguiu os regimentos da tradição centenária com acadêmicos, a sessão foi aberta pelo Presidente, Acadêmico Robério Braga, que em seu discurso relembrou a memória do antigo ocupante da cadeira, Armando Menezes, bem como dos outros imortais que há pouco tempo vagaram cadeiras, Jorge Tufic e Luiz Maximino, tomando a imortalidade em sua plenitude.

No fim, a solenidade contou com momento de sarau, honrando a tradição centenária, com a recitação dos poemas: Retrato de Mãe, do Acadêmico Jorge Tufic, interpretado pelo ator e diretor de Teatro, Nonato Tavares; Balada das 13 casas, do Acadêmico Luiz Bacellar, interpretado pela atriz KoyaRefkalefsky e Tríptico do Estanto, do Acadêmico Alencar e Silva, interpretado pelo ator e poeta Dori Carvalho.

Além disso, o momento lírico musical apresentou os clássicos  Matinta Perera, de Waldemar Henrique; Amor em lágrimas, de Vinícius de Moraes, e Rondel da Mandioca, de Arnaldo Rebello e Luiz Bacellar, apresentados pelos cantores líricos Raquel Queiroz eJuremir Vieira, acompanhados pelo pianista Renan Branco.

O presidente do Silogeu no biênio 2018-2019, Robério Braga, declarou a grande contribuição  que o novo acadêmico levará para a Academia.

“Sua produção é muito rara. Não temos tantos críticos literários entre os escritores amazonenses. Temos poetas, cronistas, romancistas, dramaturgos, mas estamos empobrecidos de críticos. Marcos é um dos nomes mais destacados nesta área, será de certeza uma grande contribuição para a Casa!” declarou

O mais novo membro da Casa de Adriano Jorge assumiu a cadeira nº 30, cujo patrono é Araripe Júnior, na sucessão do escritor Armando Menezes.

Academia Amazonense de Letras na Modernidade da Comunicação

Como um Silogeu que busca sempre se modernizar e estar próximo de seu público, a Casa de Adriano Jorge conta com site institucional onde é possível acompanhar as novidades e destaques do Silogeu, além de informações sobre publicações, acadêmicos e a história de sua fundação. Além disso, a Academia está presente no universo social digital, com perfis nas redes Facebook e Instagram alimentados regularmente.

E Nesta última quinta-feira, querendo reduzir ainda mais a distância entre os imortais e o público, o Silogeu Amazonense deu mais um passo para se fazer moderno. A Solenidade de Posse do Acadêmico Marcos Frederico Krüger Aleixo foi transmitida ao vivo pelo Facebook.

A transmissão na Rede Social foi recebida com carinho pelo público que acompanhou durante mais de uma hora a solenidade completa, em Manaus e também fora do Estado, reagindo, comentando e compartilhando a publicação.

Entre os comentários, felicitações ao novo acadêmico e parabenizações à Casa. Além disso, alguns seguidores manifestaram sua vontade de conhecer a sede. Não faltaram também seguidores acompanhando a transmissão de outras cidades do Brasil e até do Paraguai.

Para saber mais sobre as atividades da Academia Amazonense de Letras, acesse o site e acompanhe as redes sociais.