A obra é um tributo à memória literária do Amazonas, valorizando os autores que ajudaram a manter viva a tradição da palavra e o legado na literatura brasileira.

A entrevista do Programa Literatura em Foco, gravada na Biblioteca Genesino Braga da Academia Amazonense de Letras, apresentado pelo jornalista Abrahim Baze, recebeu nesta edição o professor, poeta, ensaísta, dramaturgo e crítico literário brasileiro, Tenório Telles, para falar da edição comemorativa do livro “Clube da Madrugada – Presença Modernista no Amazonas” em sua 3ª edição pela Editora Valer em comemoração aos 70 anos do Clube, a obra está prevista para ser lançada em novembro.

Na obra, o autor compartilha com os leitores a matéria-prima das suas pesquisas, o material foi produzido, principalmente com os acervos de membros do movimento e faz uma contextualização da arte no estado do Amazonas visando a época do surgimento do Clube, promovendo estudos críticos de autores que foram seus fundadores. A obra compartilha também outros documentos inéditos e fotografias publicados na revista do Clube.

O Clube da Madrugada foi um movimento artístico fundado por jovens intelectuais na cidade de Manaus, em 22 de novembro de 1954, que contribuiu uma nova escrita em uma nova página na história da literatura amazonense.

Para o dramaturgo, a obra é um tributo à memória literária do Amazonas, valorizando os autores que ajudaram a manter viva a tradição da palavra e o legado na literatura brasileira que engrandeceram através de seus conteúdos, a língua de Camões e Machado de Assis.

Sobre o autor: Tenório Nunes Telles de Menezes nasceu em Anori (AM) em 1963. É Professor de Literatura Brasileira, é graduado em Letras e em Direito pela Universidade Federal do Amazonas, é também coordenador editorial da Editora Valer.

Membro da Academia Amazonense de Letras, é o terceiro ocupante da Cadeira n.º 16, eleito em 27 de abril de 2001, na sucessão de João Chrysóstomo de Oliveira, e recebido em 21 de outubro de 2001 pelo acadêmico Ruy Alberto Costa Lins. Trata-se da Cadeira originalmente patrocinada por José do Patrocínio, da qual foi fundador João Leda.

Com imagens de Maikon Andrade e produção de Debora de Oliveira, você confere a entrevista completa através do Aplicativo AMAZONSAT no Play Store ou App Store do seu celular.

Texto e Imagem: Leidy Amaral

Siga nossas redes sociais:
Instagram: @academiadeletras.am
Facebook: academiadeletras.am
Youtube: @academiaamazonensedeletras1981
Tiktok: @academiadeletras.am