A reedição de dois livros destaca a história da Amazônia e da Igreja centenária na capital amazonense.

O lançamento das obras literárias intituladas “Centenário da Igreja de São Sebastião de Manaus – 1888-1988” 2ª edição, de Aristóteles Alencar e “Já é Tempo de Pensar” 2ª edição, de Dom Luiz Soares Vieira ocorreu no salão nobre do instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA) mediante a presença de convidados e autoridades religiosas como Cardeal Leonardo Steiner, Frei Paulo Xavier e Dom Hudson Ribeiro, além da presença dos membros efetivos da Academia Amazonense de Letras, Carmem Novoa, Rosa Brito, Artemis Soares, Geraldo dos Anjos, Max Carpenthier, Abrahim Baze, Pedro Lindoso, Francisco Gomes, Zemaria Pinto e Robério Braga.
A programação cultural de lançamento iniciou com a composição da mesa presidencial, formada pelo Dr. Euler Ribeiro – Vice-Presidente do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA), Diretor de edições, Dr. Robério Braga, autores das obras literárias Dom Luiz Soares Viera e Aristóteles Alencar e Cardeal Leonardo Steiner.
O vice-presidente do IGHA, Dr. Euler Ribeiro, iniciou a programação com um breve discurso de saudação aos convidados e destacou a importância da leitura quanto a sua produção amazonense e a expansão do conhecimento em diversas áreas que a Academia Amazonense de Letras proporciona a sociedade manauara.
Em um breve discurso, o cardeal Leonardo Ulrich Steiner, destacou a importância dos livros na vida e na cultura. Segundo ele, os livros sempre vão dizendo o caminhar da humanidade, ajudam as pessoas permanecerem lúcidas e não perder a interioridade. Ele destacou a necessidade de ser humano ser mais completo e maduro, por meio da leitura e da formação de opnião.

A obra de Aristóteles Alencar, em sua segunda edição, tem como objetivo de expandir fatos históricos da igreja centenária de São Sebastião, contidos em suas páginas criteriosamente elaboradas por Frei Fulgêncio Monacelli, além de comtemplar um dos grandes pilares da Igreja Católica brasileira. Dom Luiz Soares Viera, apresenta em sua obra, uma reflexão sobre temas sensíveis que afligem a sociedade como um todo. A empatia e humanismo, principais características percebidas nas páginas de seu simples e belo texto. Atitudes compatíveis com seu Lema Episcopal “Ministrare Non Ministrari” (Servir e não ser servido).

Os livros lançados foram editados pela Academia Amazonense de Letras e são frutos de emenda parlamentar, a partir de propositura do ex-deputado Serafim Corrêa com apoio do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult. Ao final da cerimônia de lançamento, o público presente foi agraciado pela oferta gratuita das obras autografadas pelos Acadêmicos.


Todos os títulos lançados ao longo do ano estarão disponíveis para consulta local no Memorial e Biblioteca Genesino Braga, localizado na sede da Academia, na Rua Ramos Ferreira, 1009 Centro, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira.
*Com informações da ASCOM-AAL
E-mail: [email protected] / [email protected]
Contatos: (92) 99219.6767 / (92) 98835.9047 – Leidy Amaral
