O legado de Adalberto Carim Antonio permanece vivo por meio de sia contribuição ao judiciário ambiental brasileiro e pelo impacto duradouro de sua atuação em prol da justiça e da preservação ambiental.

Nesta edição, o programa Literatura em Foco recebeu o empresário e engenheiro civil, Ataliba David Antônio Filho, para falar sobre a obra literária “O Magistrato de Alma Verde” que destaca o legado jurídico e pioneirismo ambiental do juiz Adalberto Carim, produzida pela editora Norma e lançada em junho deste ano no Salão Nobre do Palácio Rio Negro. A obra apresenta o relato de uma trajetória de vida, de dedicação ao direito, de culto à justiça, de devoção ao magistério e, sobretudo, de amor à causa ambiental, constitui um poderoso e inexcedível legado.
Durante entrevista, o empresário destacou grandes feitos que seu irmão, Adalberto Carim, renomado juiz que realizou em vida grandes feitos na área da justiça brasileira e no meio ambiente em especial a Amazônia por meio da conservação e manutenção, além do seu reconhecimento internacional. Sua trajetória foi marcada de pioneirismo notável e paixão pelo meio ambiente foi uma grande característica, um orgulho para a família.
Para o empresário, a obra literária dedicada ao seu irmão é uma forma de perpetuar o legado imensurável, por sua paixão pelo meio ambiente, pioneiro é notável sempre à frente do seu tempo, um juiz visionário que se antecipava nas suas realizações, promovendo um bem inestimável imensurável a sociedade.


Juiz desde 1993, Adalberto Carim alcançou um feito inédito ao idealizar em 1997, a criação da primeira vara ambiental do Brasil – a Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias da Comarca de Manaus (VEMAQA), no âmbito do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), sendo o primeiro juiz da Vara especializada em questões ambientais por meio de uma atuação firme em defesa da sustentabilidade, até sua morte em 2022, com apenas 56 anos.
Em vida, o juiz ainda participou do projeto de construção do Manauara Shopping, inaugurado em 7 de abril de 2009, por meio da criação de ações concretas de preservação da fauna, flora e cultura amazonense. O shopping foi construído baseado na temática amazônica, representada em grafismos, decoração e mobiliários que possuem acabamento com cores e materiais do artesanato local. Além de um espaço de floresta preservada, o Buritizal, que engloba sua estrutura e embeleza o empreendimento.

Com imagens de Edley Oliveira e produção de Debora Oliveira, a entrevista completa você confere no Aplicativo AMAZONSAT disponível no Play Store ou App Store do seu celular.
*Com informações da ASCOM-AAL
E-mail: [email protected]
Contatos: (92) 99227.6728 ou 98835.9047 – Leidy Amaral
