Esta é a 2ª edição e apresenta os estudos das desigualdades regionais e sociais, a relação do amazônida com o ambiente e as fases de maior expressão da questão social no Vale do Juruá e outros temas.

O programa Literatura em Foco recebeu nesta edição a Profa. Dra. Heloísa Helena Corrêa da Silva, para falar do lançamento do seu livro “Expressões da assistência social no Médio Juruá – Amazonas”, lançado em 2022 pela Editora Dialética na Livraria Nacional em Manaus.

A 1ª edição de “Expressões da Assistência Social no Médio Juruá” foi lançada em 2012 pela Editora Universidade Federal do Amazonas, permanecendo por cinco anos como referência obrigatória nos concursos de Serviço Social. Por abordar pautas que continuam, ainda nos dias atuais, no rol das mais importantes discussões, Heloisa Helena foi estimulada a lançar uma 2ª edição sobre seus estudos das desigualdades regionais e sociais; a relação do amazônida com o ambiente e as fases de maior expressão da questão social no Vale do Juruá.

A obra promove uma viagem imperdível que propicia ao leitor interessado refletir e discutir sobre o quanto o Estado brasileiro é ainda devedor de respeito e reconhecimento da dignidade de muitos brasileiros, no caso analisado no livro de brasileiros Amazônidas.

Segundo a professora, o livro é também fruto de sua tese. Ele cumpre todas as obrigações do ponto de vista da ética da pesquisa exigida nos programas de pós-graduação, principalmente para um doutorado. A relevância está na possibilidade de ser de construída e também reconstruída toda a trajetória da Assistência no Médio Juruá”, destacando ao leitor a possibilidade de encontrar uma abordagem relacionada as lutas envoltas na construção da Assistência Social como política pública.

Profa. Dra. Heloísa Helena Corrêa da Silva, que nasceu no seringal Concórdia, uma propriedade da família materna localizada na Região do Vale do Juruá, o modo como sua pesquisa trouxe e traz horizontes críticos e impactantes sobre a opressão vivida em contextos complexos, contraditórios e diversos, descortinando particularidades das expressões da questão social e das lutas a ela inerentes em realidades amazônicas.

Sobre a autora: Heloisa Helena Correa da Silva, possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), mestrado, doutorado e pós-doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC- SP.

É professora Titular (PORTARIA N 1804, DE 21 DE SETEMBRO DE 2022) na UFAM no Departamento de Serviço Social – DSS https://ufam.edu.br/noticias-destaque/3804-promocao-funcional-professora-heloisa-helena-correa-da-silva-ascende-a-professora-titular-da-ufam.html e no Programa de Pós Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA).

Possui experiência nas áreas de Serviço Social e Interdisciplinar, com pesquisas concluídas sobre políticas públicas: da assistência social, da saúde, dos direitos sociais, dos processos de conhecimentos, sociais históricos e culturais de populações tradicionais. Membro do GT – Indígenas em Contexto Urbano nas cidades das Américas do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais – CLACSO/México.

Pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Assistência e Seguridade Social (NEPSAS/PUC-SP, de 2019 a 2022). Pesquisadora na Rede PROINQUI sobre Promoção de Direitos dos Povos Indígenas e Quilombolas. Idealizadora do Encontro de Políticas Públicas na Pan-Amazônia e Caribe (EPPPAC), ISSN: 2594-3685 – DOI: 10.29327/epppac. O EPPPAC é realizado bianualmente.www.epppac.com.br e https://www.even3.com.br/anais/epppac/ Em Estágio Pós doutoral no Núcleo: Gênero. Trabalho. Família do PPG/USP.

Com imagens de Pedro Gabriel e produção de Juliana Neves, você confere a entrevista completa através do Aplicativo AMAZONSAT no Play Store ou App Store do seu celular.

Siga nossas redes sociais:
Instagram: @academiadeletras.am
Facebook: academiadeletras.am
Youtube: @academiaamazonensedeletras1981
Tiktok: @academiadeletras.am