Entre as personalidades está Violeta Branca, o poetismo de vanguarda, que promoveu o papel da mulher na produção literária no cenário amazonense.
O programa Literatura em Foco, apresentado por Abrahim Baze, recebeu na Biblioteca Genesino Braga da Academia Amazonense de Letras, o professor e escritor José Benedito dos Santos, autor da obra “Emergência da escrita de mulheres na literatura amazonense contemporânea (2007-2018)”.
Nesta edição, o autor destacou durante a entrevista, os principais feitos da literatura no Amazonas, através das personalidades femininas que marcaram a cultura literária com grandes feitos, em um legado riquíssimo, entre elas, Albertina Costa Rego de Albuquerque, Silva Aranha Ribeiro e Violeta Branca, que promoveu um papel da mulher na produção literária no cenário amazonense, em um tempo em que a presença da mulher na literatura amazonense era marcada pela ausência, Violeta Branca ajudou a superar preconceitos e abrir caminho para inserção de uma dicção poética feminina, além ser considerada a precursora da poesia feminina na década de 30 e a primeira mulher a ingressar na Academia Amazonense de Letras, em 1937.
Em sua obra intitulada “Emergência da escrita de mulheres na Literatura Amazonense contemporânea (2007-2018)”, o autor concebe um espaço crítico-literário para mulheres escritoras, com o intuito não apenas de trabalhar a fortuna crítica das autoras estudadas neste livro, mas para desconstruir a ideia de que mulheres escritoras não têm o direito de criarem e falarem sobre as suas próprias histórias.
Uma das principais reflexões do autor nesta obra é que a literatura produzida por mulheres, e a representação das personagens femininas na diegese, se configura como um meio de romper com estereótipos atribuídos à imagem da mulher e do ser feminino ficcional na sociedade e na literatura.
Sobre o autor: José Benedito dos Santos, possui graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (2005), mestrado em LETRAS pela Universidade Federal do Amazonas (2013) e doutorado em Literatura pela Universidade de Brasília (2022). Atualmente é professor de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Mia Couto, literatura africana de língua portuguesa, literatura brasileira, literatura afro-brasileira, literatura amazonense.
Com imagens de Nélio Costa e produção de Juliana Neves, você confere a entrevista completa através do Aplicativo AMAZONSAT no Play Store ou App Store do seu celular.
Siga nossas redes sociais:
Instagram: @academiadeletras.am
Facebook: academiadeletras.am
Youtube: @academiaamazonensedeletras1981
Tiktok: @academiadeletras.am