Imortais mostram que não são inalcançáveis e recebem público para bate-papo na Academia Amazonense de Letras
O projeto “Academia de Portas Abertas” comemora o centenário da Casa de Adriano Jorge e reúne música, teatro, encontros com imortais e um roteiro de visitação especial na Academia Amazonense de Letras.
Os olhos do público colhem cada detalhe na visita guiada por Adriano Jorge pela casa. Tão ansiosos quanto o público estão os imortais que aguardam na Sala Memorial Mario Ypiranga Monteiro.
O encontro é aberto pelo fundador que apresenta a sala e inicia a reunião. Os imortais são apresentados e o público pode fazer perguntas, colher autógrafos, contar casos interessantes.
É uma roda de conversa que para os autores é de extrema importância. Assim como o público desejava a oportunidade de entrar e conhecer a casa, os imortais que a frequentam desejam que o público entre, como frisa o acadêmico Zemaria Pinto “o projeto é muito importante, pois ele traz o público para dentro da Academia.”declarou.
O historiador Abrahim Baze também comentou sobre a presença do público.
“É um momento muito especial, que permite o corpo a corpo. Um momento de extrema ação entre a população que nos visita e os acadêmicos, muito prazeroso. O autor sente necessidade desse corpo a corpo, desse encontro.” Relatou
Durante o bate-papo, o público tira suas dúvidas sobre a história do prédio, organização da Academia, curiosidades sobre acadêmicos e muito mais. Jefferson Chase participou de todos os domingos e garante que voltará até o último, 21 de outubro, pois sempre é possível aprender um fato novo.
“É muito importante para as pessoas, tem muita coisa para aprender. Todas as pessoas deviam visitar. Hoje eu descobri sobre as finanças da Academia, e umas histórias engraçadas dos acadêmicos. Sempre dá pra aprender alguma coisa.” Afirma.
O presidente da Academia no biênio 2018-2019, Robério Braga, comemora o sucesso na proximidade com o público.
“Nós temos muito prazer em receber as pessoas e conversar com elas, responder às perguntas, compartilhar curiosidades, comentar sobre a história da Academia. É uma oportunidade de satisfazer a curiosidade do público e estreitar a relação das pessoas com a Academia e com os acadêmicos. Muito importante receber as pessoas do nosso estado e também os turistas, estão vindo muitos turistas também conhecer o projeto.” Comentou.
O projeto “Academia de portas Abertas” faz parte das comemorações ao centenário da Academia Amazonense de Letras. A atividade acontecerá em todos os domingos, das 17h às 20h, até dia 21 de Outubro.
No próximo domingo, Celdo Braga e Grupo Gaponga comandam o espetáculo popular. Já a música erudita ficará sob responsabilidade de Carol Martins.
A Academia fica situada na Rua Ramos Ferreira, 1009-Centro. Para saber mais sobre esta e outras atividades da instituição, siga nossas redes sociais.