O amazonense Francisco Gomes da Silva nasceu em Itacoatiara, atualmente é Promotor de Justiça aposentado, advogado e escritor é também membro do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas e da Academia Amazonense de Letras.

Na Academia Amazonense de Letras, Francisco Gomes é o terceiro ocupante da Cadeira n.º 20, eleito em 24 de setembro de 1999 na sucessão de Raimundo Nonato Pinheiro, padre, recebido em 14 de abril de 2000 pelo acadêmico Robério dos Santos Pereira Braga. Trata-se da Cadeira originalmente patrocinada por Affonso Arinos da qual foi fundador José Chevalier Carneiro de Almeida.

O itacoatiarense participou das gravações do Programa Literatura em Foco, na Biblioteca Genesino Braga, apresentado por Abrahim Baze. Na entrevista ele relata a origem e ações dos jesuítas no município, além de ressaltar sua produção nas obras literárias que atualmente chega em seu 18º livro dedicado exclusivamente a cidade de Itacoatiara.

O historiador retrata a história dos jesuítas no município sob o comando da Igreja Católica. Na época, o pontífice italiano Inocêncio XI pelos acordos estabelecidos junto à Coroa portuguesa, conseguiu proibir a escravidão do índio mesmo que conquistado por resgate ou por “guerra justa”, o que contribuiu para o desenvolvimento do projeto colonial sustentado no plano espiritual – salvação das almas; e no temporal – a expansão e conservação das conquistas portuguesas.

O livro intitulado “As Pedras do Rosário”, lançado em 2022 pela editora do Autor, conta história colonial dos jesuítas na Amazônia, ressalta também a memória da Igreja do Rosário em Itacoatiara e a fundação da cidade aos dias atuais (1683-2022). Uma obra repleta de informações históricas dedicada aos Bispos, padres, irmãs religiosas, músicos e paroquiano da cidade. Para Francisco Gomes, o Rosário é uma vocação que veio para Itacoatiara e região pelos jesuítas, ainda no século XVII.

As gravações contaram com a produção de Juliana Neves e imagens de Nélio Costa.

A entrevista completa você pode conferir através do Aplicativo AMAZONSAT no Play Store ou App Store do seu celular.

*Com informações da ASCOM-AAL
E-mail: [email protected] / [email protected]
Contatos: (92) 99219.6767 / (92) 98835.9047 – Leidy Amaral

Siga nossas redes sociais:
Instagram: @academiadeletras.am
Facebook: academiadeletras.am
Youtube: @academiaamazonensedeletras1981
Tiktok: @academiadeletras.am