Neste mês de novembro, a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) celebra 16 anos de atuação como um centro de referência de Ensino, Pesquisa, Extensão e Assistência à Saúde voltado para questões relacionadas ao envelhecimento e formação de recursos humanos na área de Gerontologia e Saúde da pessoa idosa. Atualmente, a fundação conta com cerca de 3 mil alunos beneficiados.

Criada como núcleo acadêmico da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no dia 17 de novembro de 2007, a FUnATI possui hoje sede própria localizada no bairro Santo Antônio com oficinas gratuitas, além de serviços especializados em saúde na Policlínica Gerontológica Darlinda Esteves Ribeiro.

O reitor da FUnATI, Euler Ribeiro, destaca que a fundação é reconhecida nacional e internacionalmente pelas pesquisas sobre o envelhecimento do homem da floresta e por sua fomentação no processo educativo quanto ao envelhecimento e longevidade com qualidade de vida.“Ao longo desses 16 anos de história, a instituição vem atuando nos âmbitos do ensino, extensão, pesquisa e saúde, atuando em diversas especialidades médicas na nossa policlínica.”, disse o gestor.

Projetos e avanços

Na área de Pesquisa, o Governo do Amazonas tem investido em estudos sobre envelhecimento e longevidade da população amazônica. Em 2022, a FUnATI inaugurou o Centro de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento Tecnológico (Gerontec) e hoje conta com dois grupos, um na área de pesquisas biomédicas e desenvolvimento de produtos para a saúde e outro na área da Gerontologia Social e Psicológica com desenvolvimento de processos para a melhoria do envelhecimento.

No campo do Ensino, destaca-se a qualificação de profissionais de áreas diversas que atuam ou desejam atuar no segmento da pessoa idosa, com ofertas de cursos de capacitação, seminários, palestras, encontros, workshops, programa de preparação para a aposentadoria e campanhas educativas.

Este ano avança com a implantação do programa nacional de telediagnóstico à distância nos municípios do Amazonas. O programa visa ampliar o serviço de diagnóstico e exames cardiológicos realizados de forma online, como exames com laudos de eletrocardiogramas (ECGs) e discussão de casos clínicos online. A ação integra o serviço de telediagnóstico da Oferta Nacional fomentado pela Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI) do Ministério da Saúde (MS).

Histórico

Em 11 de julho de 2018, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei (PL) de número 125/2018 que criou a Fundação da Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), levando em consideração a relevância das atividades da instituição em prol da população idosa do Amazonas. UnATI/UEA passou então a ser FUnATI, em virtude da sua independência técnica adquirida.

A melhor idade em obras Literárias

Além de médico, Euler Ribeiro faz parte da Academia Amazonense de Letras onde nela destaca seu talento de escritor através dos lançamentos de suas obras, no mês de setembro o médico lançou na sede da Academia o livro “Recordar é viver: Coletâneas”, sua mais recente obra, composta por uma variedade de artigos do médico relacionados a saúde, além da promoção do bem-estar, visando o prolongar da vida com qualidade e em julho lançou o livro intitulado “Envelhecer é um privilégio” em parceria com a geneticista Ivana Mânica da Cruz, na qual apresenta caminhos para a longevidade por meio da educação e informação.

“Nascer é uma probabilidade. Viver, um risco muito grande e envelhecer é um privilégio. Então, espero que todos nós consigamos esse privilégio”, disse o médico.

*Com informações da ASCOM-AAL/GOV.AM
E-mail: [email protected] / [email protected]
Contatos: (92) 99219.6767 / (92) 98835.9047 – Leidy Amaral

Siga nossas redes sociais:
Instagram: @academiadeletras.am
Facebook: academiadeletras.am
Youtube: @academiaamazonensedeletras1981
Tiktok: @academiadeletras.am