Após o lançamento livro intitulado “Centenário da Igreja de São Sebastião de Manaus – 1888-1988”, 2ª edição, no qual teve pela primeira vez a presença do Cardeal Leonardo Stenier no IGHA e o pronunciamento do Diretor de edições, Robério Braga nas duas obras, o presidente da Academia Amazonense de Letras, Dr. Aristóteles Alencar, concedeu uma entrevista ao vivo para o programa Panorama, da TV Encontro das Águas, apresentado por Thais Magalhães e Ibrahim Ossame.

Durante a entrevista, o presidente da AAL destacou a importância da participação e colaboração do Frei Fulgêncio, na produção literária na primeira edição da obra lançada em 2023, o frade missionário italiano é conhecido por seu trabalho pastoral e social em Manaus, especialmente como pároco da igreja de São Sebastião. Em sua primeira edição o livro apresenta textos antigos datilografados que estavam sob os cuidados do Frei Paulo Xavier.

A publicação da primeira edição foi marcada por personagens, registros fotográficos e históricos, com o prefácio do Cardeal Dom Leonardo Steiner, a obra literária possui acervo riquíssimo de detalhes em seus diversos registros originais que documentam a história do Centenário da Igreja de São Sebastião, templo religioso da Arquidiocese de Manaus e considerado Patrimônio Histórico pelo Conselho Estadual de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico do Amazonas – CEDPHA.

As obras lançadas por Dom Luiz Soares Vieira “Já é Tempo de Pensar” e Aristóteles Alencar, “Centenário da Igreja de São Sebastião de Manaus – 1888-1988”, ambas em sua segunda edição se complementam por tratar de uma reflexão sobre fé e solidariedade na medida que a história se funde nos próximos cem anos da igreja, apesar dos acontecimentos difíceis, a igreja católica sempre esteve presente por meio da ajuda humanitária, ações que praticamente foram intensificadas durante a passagem da das epidemias como a gripe espanhola e covid-19 ocorridas no Estado.

O presidente da AAL, finalizou a entrevista ressaltando a importância da colaboração do Frei Paulo Xavier e da jornalista Ana Célia Ossame, o texto do Frei Fulgêncio a produção literária do livro “Centenário da Igreja de São Sebastião de Manaus – 1888-1988”, cujo material consultado no livro Tombo, no qual possui registros das atividades e visitas na igreja, ou seja, atividades registradas com datas antigas, um levantamento histórico dos arcebispos que passaram pela igreja.

Confira a entrevista na integra.

https://www.facebook.com/share/v/1Ku98EZDrt/

Os títulos lançados podem ser adquiridos gratuitamente na Academia Amazonense de Letras, localizada na Rua Ramos Ferreira, 1009 Centro, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira.

*Com informações da ASCOM-AAL
E-mail: [email protected] / [email protected]
Contatos: (92) 99219.6767 / (92) 98835.9047 – Leidy Amaral