Homem de personalidade forte e tribuno qualificado, Raymundo da Silva Perdigão encontrou nos mistérios maçônicos uma razão a mais na sua vida […] tendo sido o primeiro Sereníssimo Grão-Mestre na história do Amazonas.

O irmão Raymundo da Silva Perdigão foi o primeiro Sereníssimo Grão-Mestre na história do Amazonas. Foto: Abrahim Baze/Acervo pessoal

O irmão Raymundo da Silva Perdigão nasceu no Estado do Maranhão, no dia 14 de outubro de 1866. Fez seus primeiros estudos em sua terra natal. Assim que concluiu o ginásio, viajou para Bahia. Tempos de grandes dificuldades, filho de família pobre, logo ingressou na Faculdade de Direito da Universidade da Bahia. Aluno aplicado e excelente tribuno foi o orador oficial da sua turma, tendo concluído seu curso com louvor.

Homem simples, mas, de aguda inteligência e de profunda dedicação à leitura geral, baseada especificamente em filosofia para a qual tinha extrema inclinação, fato este que lhe proporcionou uma larga cultura e profunda nos objetivos de sua vida dedicada à advocacia, com largo conhecimento literário. Homem de visão viu no Amazonas, a estrela polar do seu destino na jurisprudência.

Em Manaus, na qualidade de um jurista dedicado e procurando um lugar ao sol, foi festivamente recebido e logo se viu integrado a sociedade local. Assumiu a cadeira de juiz, tendo sido titular em vários municípios do Amazonas, cargo este que lhe permitiu ficar em contato com o mundo oficial e a elite da população. Foi seu ponto de partida numa estrada e que teria que perlustrar na magistratura do Amazonas.

Uma das características da formação moral do irmão Raymundo da Silva Perdigão, foi a lealdade posta em prova várias vezes, em entrechoques do seu cotidiano. Convém ressaltar esse procedimento das almas nobres, hoje não muito comum.

Nessa escola da vida, o irmão Raymundo da Silva Perdigão foi um bravo gladiador em defesa da moral e da magistratura. Chegou ao cargo máximo de Desembargador por mérito e dedicação.

A trajetória maçônica
O irmão Raymundo da Silva Perdigão foi iniciado maçonicamente na Grande Benemérita Loja Simbólica Esperança e Porvir nº 1 no dia 24 de agosto de 1895. Sua elevação aconteceu, no dia 14 de novembro, de 1895 e a exaltação, em 18 de janeiro de 1896.

Cargos em Loja
Homem de personalidade forte e tribuno qualificado, encontrou nos mistérios maçônicos uma razão a mais na sua vida. No período de 1896 a 1899, mostrou sua capacidade de tribuno na função de orador, tendo sido 2º Vigilante, de 1897 a 1898.

O Sereníssimo Grão-Mestre
Maçom convicto, de uma caminhada meritória, assumindo o importante cargo de Sereníssimo Grão-Mestre, no período de 1904 a 1908, tendo sido o primeiro Sereníssimo Grão-Mestre na história do Amazonas.

Dedicado a ordem, procurou implantar a fraternidade como marca de sua administração à frente dos destinos do povo maçônico. Foi um período de grande desenvolvimento para a maçonaria do Amazonas nessa época. A respeitabilidade marcou a sua administração tendo conduzido a maçonaria com fraternidade e soberania. Seu principal feito maçônico foi promulgar o primeiro Regulamento Particular do Grande Oriente do Estado do Amazonas.

A obra do irmão Raymundo da Silva Perdigão quer na advocacia ou na magistratura, quer na maçonaria ou na sociedade de que fez parte, foi marcada de belos exemplos, em suas sentenças e seus acórdãos, que eram acastelados nas doutrinas clássicas, no rígido objetivo da lei, da moral e da razão, valendo ressaltar que, do seu dever maçônico ou de magistrado, teve a cabeça erguida sendo orgulho para seus familiares, seus amigos e a maçonaria.

O irmão Raymundo da Silva Perdigão nasceu no estado do Maranhão, no dia 14 de outubro de 1866. Foto: Abrahim Baze/Acervo pessoal

Por Abrahim Baze