O escritor, dramaturgo e acadêmico atuou em diversas frentes das artes e da cultura no estado do Amazonas, se destacando especialmente na literatura e no teatro.

Em uma singela homenagem póstuma, a Academia Amazonense de Letras, realizou uma despedida durante a passagem fúnebre do escritor, dramaturgo e acadêmico Márcio Souza. O cortejo saiu do Centro Cultural Palácio Rio Negro com o apoio operacional dos órgãos municipais e estaduais de trânsito e de segurança, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e o Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Amazonas (BPTRAN-PMAM).

Na passagem do cortejo fúnebre, a Academia Amazonense de Letras se despediu de forma singela e honrosa com um momento de oração e silêncio, diante da exposição do mastro, despedindo-se com uma salva de palmas, a despedida contou com a presença do Presidente, Dr. Aristóteles Alencar, acadêmico Marcos Frederico Kruger e funcionários da instituição acadêmica. Além da Academia Amazonense de Letras, edifícios, teatros e centros históticos também se despediram do escritor, entre eles, o Teatro Amazonas, SESC e Biblioteca Pública.

Para o Presidente, Dr. Aristóteles Alencar, a despedida é uma forma de expressar a eterna gratidão e uma oportunidade de dar adeus para o confrade que muito contribuiu na cultura do Estado, através da partilha de seus ensinamentos e suas obras literárias.

O Acadêmico ocupava a quarta Cadeira de n.º 25, eleito em 11 de setembro de 2004, na sucessão de Gebes de Mello Medeiros, recebido em 25 de outubro de 2004, pelo acadêmico José Maria Pinto de Figueiredo. Tratava-se da Cadeira originalmente patrocinada por Aluízio Azevedo, da qual foi fundador Raul de Azevedo (1918). Em maio de 2019, durante sua passagem pela Academia Amazonense de Letras, lançou pela Academia sua primeira obra literária intitulada “Teatro Seleto”.

O sepultamento ocorreu no Cemitério São João Batista, localizado no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul de Manaus.

*Com informações da ASCOM-AAL
E-mail: [email protected] / [email protected]
Contatos: (92) 99219.6767 / (92) 98835.9047 – Leidy Amaral