Na quinta-feira, 15/09, O Conselho Universitário da Universidade Federal do Amazonas (Cosuni/Ufam) aprovou, por unanimidade, a concessão de título de Doutor Honoris Causa aos escritores Márcio Gonçalves Bentes de Souza, Acadêmico Titular da Cadeira 25, de Araújo Lima, e Milton Assi Hatoum. A aprovação foi oficializada no site da instituição nessa segunda-feira, 19/09.
A propositura teve início no Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (DCS/IFCHS) e foi relatada pelos docentes e conselheiros Cláudio Gomes da Vitória (presidente), Geone Maia Corrêa (Membro) e Ana Cristina Fernandes Martins (Membro).
Segundo a Resolução nº 001/2007- Consuni/Ufam, Doutor Honoris Causa é uma personalidade que tenha se distinguido seja pelo saber, seja pela atuação em prol das Artes, das Ciências, da Filosofia e das Letras ou do melhor entendimento entre os povos.
Durante a reunião, o presidente do Consuni, o reitor Sylvio Puga, parabenizou o IFCHS pela iniciativa e a Comissão responsável pelo parecer. A comissão julgadora baseou-se na trajetória literária e nas obras dos escritores para chegar à sua conclusão.
A notícia foi recebida com grande alegria pelos membros da Academia Amazonense de Letras, que parabenizaram o acadêmico com elogios e reconhecimento pela festejada trajetória do autor.