Título reconhece professores aposentados que tenham alcançado posição eminente no ensino, na pesquisa ou na extensão.

Na manhã desta terça-feira,02 de maio de 2023, o Acadêmico Ernesto Renan de Freitas Pinto foi outorgado com o Título de Professor Emérito, aprovado por unanimidade pelo Conselho Universitário da Universidade Federal do Amazonas (Consuni/Ufam), no dia 3 de fevereiro.  

O título é concedido a professores aposentados que tenham alcançado posição eminente no ensino, na pesquisa ou na extensão. O Acadêmico foi docente da Ufam por mais de três décadas.

Presidente Aristóteles Comte de Alencar Filho e Acadêmico Ernesto Renan

Ernesto Renan é graduado em Letras – Língua e Literatura Inglesa (1969), possui mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (1982) e possui doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) (1992). Sua tese, editada pela Edua, foi transformada no livro “Sociologia de Florestan Fernandes”, o qual é considerado uma das principais interpretações sobre o pensamento de Florestan Fernandes. A obra conta com prefácio do orientador do trabalho, o renomado sociólogo Octavio Ianni.

A solenidade, realizada no auditório Rio Solimões, contou com a presença de amigos de sua trajetória na Universidade e na vida literária, além de familiares, ex-alunos e membros da Academia Amazonense de Letras.

Para saber das novidades e ações da Casa de Adriano Jorge, fique ligado nas redes sociais e no site.