Em um encontro marcado por diálogos enriquecedores e troca de experiências culturais, o presidente da Academia Amazonense de Letras (AAL), o médico e escritor Aristóteles Comte de Alencar Filho e o vice-presidente da AAL, o historiador e escritor Abrahim Baze, realizaram uma visita ao quartel-general do Comando Militar da Amazônia (CMA). A presença da AAL no CMA fortaleceu os laços do Exército Brasileiro (EB) com a Academia, e assim, promoveu um intercâmbio cultural benéfico tanto o meio literário quanto o militar.

Os representantes da AAL foram recebidos pelo Chefe do Estado-Maior do CMA, General de Brigada Triani, que ressaltou a importância da preservação da memória histórica da Amazônia. Durante a visita, além de conhecerem as missões e atividades desenvolvidas pelo CMA no presente, os representantes da Academia puderam relembrar mais sobre a história da sua fundação ao visitarem o Espaço Cultural Capitão-Mor Pedro Teixeira, local de exemplo vivo da dedicação deste Comando Militar de Área diante da preservação histórica da região.

O espaço cultural oferece uma visão detalhada do papel desempenhado pela instituição ao longo dos anos. O encontro foi uma oportunidade única para ambos os lados. A AAL, conhecida pelo compromisso com a literatura e a história regional, encontrou no CMA a parceria e dedicação à preservação e divulgação da rica história amazônica.

A união entre a Academia Amazonense de Letras e o Comando Militar da Amazônia demonstra que, cultura e defesa caminham lado a lado, e contribuem para a construção de uma Amazônia mais consciente da sua riqueza e diversidade.

*Com informações – Assessoria de Comunicação do Comando Militar da Amazônia (CMA)