Em sua jornada literária, o autor publicou inúmeras obras inéditos em diversos idiomas, tratando-se de raridades bibliográficas e participou também da organização de outros livros.
A Academia Amazonense de Letras lançará neste sábado (30/11) às10h, no salão nobre do Pensamento Amazônico Álvaro Maia, os livros intitulados; “REDENÇÃO E OUTROS ENSAIOS” e “RETIRADOS DO BAÚ – artigos, crônicas e comentários”, são de autoria do Acadêmico Newton Sabbá Guimarães. A entrada é franca.
A obra “Retirados do Baú – Artigos, Crônicas e Comentários” apresenta um mergulho no passado através de acervos de retalhos e interrogações, o autor compartilha com seus leitores textos multifacetados, cuidadosamente guardados em seu abastado baú. É uma obra em que o autor vasculha seu próprio interior, conta sobre o que escreveu e o que pretendeu escrever e não conseguiu concretizar, fala dos livros preferidos, dos autores que o animam, das biografias que escolheu, promovendo desta forma ao leitor uma viagem no tempo.
Na “Obra Redenção e Outros Ensaios”, contém várias épocas e lugares, reúne de forma magnifica registros escritos existentes há mais de vinte anos e que se encontravam esquecidos em grandes caixas de papelão. Com uma linguagem perfeita e erudita, o autor explica vários temas com a peculiar lucidez e grandiloquência, apreciando e comentando obras de grandes autores e escritores de alto valor, entre eles.
Os livros editados pela Academia Amazonense de Letras são resultados de emendas parlamentares de propositura do ex-deputado estadual Serafim Corrêa por meio de termos financeiros assinados com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Após a cerimônia de lançamento, haverá a distribuição gratuita da obra autografada pelo Acadêmico aos convidados e público presente.
Os títulos lançados estarão disponíveis para consulta local na Biblioteca Genesino Braga, na sede da Academia, localizada na Rua Ramos Ferreira, 1009 Centro, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira.
Sobre o autor: Newton Sabbá Guimarães é amazonense, quarto ocupante da Cadeira n.º 4, eleito em 28 de novembro de 1970, na sucessão de Aderson Andrade de Menezes, e recebido em 5 de maio de 1972, pelo Acadêmico André Vidal de Araújo. A Cadeira foi fundada por Odilon Valeriano de Lima.
Publicou inúmeros livros literários individualmente, alguns inéditos e em diversos idiomas, tratando-se de raridades bibliográficas, participou também da organização de outros livros. Na Academia, lançou livros intitulados como; “La Amazônia Panteísta; Escenas y Escenarios de La Gran Hilea de Mavignier de Castro”, “Viagens pelo Mundo dos Livros e Outras Aventuras: Ensaios Escolhidos” e “Decadentes e Esquecidos”.
*Com informações da ASCOM-AAL/ ALEAM
E-mail: [email protected] / [email protected]
Contatos: (92) 99219.6767 / (92) 98835.9047 – Leidy Amaral