Natural de Picos (PI), o general do exército Luiz Gonzaga Viana Filho, carrega uma trajetória marcada pela experiência em operações de selva e cargos de alta responsabilidade, sua carreira é reconhecida pelo preparo e pelo compromisso com a missão militar.

Na noite desta terça-feira (20), o Presidente da Academia Amazonense de Letras, Dr. Aristóteles Alencar, marcou presença na solenidade de passagem de comando do Comando Militar da Amazônia (CMA), a solenidade foi realizada no Campo de Formatura da sede da instituição, no bairro Ponta Negra, zona Oeste da capital.
A troca de comando do General Costa Neves para o General Viana Filho foi presidida pelo general Tomás Ribeiro Paiva, comandante do Exército.
Durante a cerimônia, o público presente prestigiou uma programação repleta de tradições militares, entre elas; a execução de hinos, honras militares e o desfile da tropa com a participação de aproximadamente 1.600 militares. Mais do que um ato formal, a passagem de comando representou a continuidade do compromisso de proteger a Amazônia, garantir a soberania nacional e integrá-la nos Estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, desempenhando papel fundamental na defesa e desenvolvimento da região amazônica.


O General do Exército Luiz Gonzaga Viana Filho ingressou no Exército em 1981, conhece bem a região, serviu na Amazônia em várias funções, atuou como Adido Militar no Chile, comandou a 22ª Brigada de Infantaria de Selva, o 1º Batalhão de Infantaria de Selva Aeromóvel e a 2ª Divisão de Exército, em São Paulo, foi assistente do Comando Militar da Amazônia e em Manaus comandou o 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1º. BIS), entre 2009/2010.
O General Costa Neves, durante sua passagem consolidou ações estratégicas de defesa e proteção da região amazônica, intensificando a presença das Forças Armadas em áreas sensíveis e coordenando operações integradas em prol da soberania nacional. Sua gestão foi marcada pelo fortalecimento das relações institucionais e apoio às iniciativas que beneficiaram diversas comunidades indígenas, ribeirinhas e populações isoladas da região.

“Foi uma solenidade emocionante. Sai o General de Exército Costa Neves com a missão cumprida. Um verdadeiro amigo da Amazônia. Realizou um trabalho de união e proteção à nossa região. O Amazonas torna-se devedor desse grande militar que entra para nossa história escrevendo seu nome com letras de ouro. Votos de boas-vindas ao novo Comandante Generalnde Exército Visna Filho que já serviu em Manaus e conhece nossa realidade. Votos de sucesso na sua nobre missão de proteger nossas fronteiras”. Destacou o Presidente da Academia Amazonense de Letras, Dr. Aristóteles Alencar.


Segundo o Comando Militar da Amazônia (CMA), a solenidade de troca de comando é um momento de significativo para a preservação dos valores e a renovação do compromisso com a missão, o que representa a transição de responsabilidades e a reafirmação do dever das Forças Armadas em defender a soberania nacional, proteger a Amazônia e apoiar a integração com as comunidades da região.
*Com informações da ASCOM-AAL/ Comando Militar da Amazônia (CMA)
Imagens Cedidas por: Comando Militar da Amazônia (CMA)
E-mail: [email protected] / [email protected]
Contatos: (92) 99219.6767 / (92) 98835.9047 – Leidy Amaral