Durante a solenidade, o vice-presidente da Academia Amazonense de Letras, jornalista Abrahim Baze foi um dos agraciados em receber o diploma “AMIGO DO CMA”.
O Comando Militar da Amazônia promoveu uma celebração especial para comemorar os 68 anos de fundação, mediante a presença de autoridades civis, militares, representantes de instituições academicas e convidados, o evento iniciou com o lançamento do livro sobre a operação desencadeada nas Terras Indígenas Yanomami (TIY), elaborado pelo Núcleo de Estudos Estratégicos, reforçando o compromisso do Exército Brasileiro com o apoio às comunidades indígenas e a defesa da região amazônica.
Durante o lançamento do livro, o Comandante Militar da Amazônia, general Costa Neves em um breve discurso destacou a região amazônica como riqueza inigualável, pois em sua defesa soberana, o Exército Brasileiro é representado na região pelo Comando Militar da Amazônia, atuando na defesa e proteção a Amazônia, uma responsabilidade de todas as esferas governamentais e ressaltando que um dos grandes ativos da CMA são os recursos humanos.
Após o lançamento do livro, militares e civis se dirigiram para o campo, na área externa do CMA, onde foram agraciados com diplomas e medalhas, em reconhecimento às contribuições prestadas para a instituição e para a defesa da Amazônia, ações que contribuíram para o cumprimento da missão constitucional do Exército Brasileiro na Amazônia Ocidental
A solenidade contou também com uma formatura e a entrega de diploma para 15 agraciados, assim como a concessão das medalhas: Marechal José Pessoa; Militar; Corpo de Tropa; Mérito Blindado e Aviação do Exército.
Entre os agraciados, o vice-presidente da Academia Amazonense de Letras, jornalista Abrahim Baze recebeu o Diploma de “Amigo do CMA”, homenagem que marca a personalidade reconhecida pelos relevantes serviços prestados e demonstração de amizade pelo CMA.
O evento encerrou com desfiles das tropas militares, promovendo ao público presente a apresentação da estrutura organizacional, unidades reconhecidas como as melhores unidades de combate na selva do mundo, formada por militares oriundos de outras regiões, profissionais especialistas em guerra na selva.
A criação do Comando remonta ao decreto n° 40.179, de 27 de outubro de 1956, durante a presidência de Juscelino Kubitscheck, com a sede original em Belém do Pará, sendo transferida para Manaus em 1969.
*Com informações da ASCOM-AAL/ CMA
E-mail: [email protected] / [email protected]
Contatos: (92) 99219.6767 / (92) 98835.9047 – Leidy Amaral
Imagens: Divulgação/CMA