A obra destaca os 100 primeiros médicos inscritos no Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas.
Na última sexta-feira (18), a Academia Amazonense de Letras promoveu uma solenidade especial em homenagem ao Dia do Médico, com a presença de profissionais da área da saúde, convidados especiais, representantes de instituições federativas voltadas a medicina e membros da Academia, o momento foi marcado também pelo lançamento do livro, “Vultos da Medicina Amazonense; os 100 Primeiros Médicos Inscritos no Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas” do Dr. Aristóteles Alencar, uma obra dedicada aos cem primeiros médicos inscritos no Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas.
A data no Brasil foi idealizada por Eurico Branco Ribeiro, um conhecido médico paranaense, nascido em Guarapuava no ano de 1902, se formou em Medicina pela Faculdade de Medicina de São Paulo, foi professor de cirurgia e fundou o Sanatório São Lucas, um dos primeiros apóstolos do cristianismo a ser reconhecido como médico grego, tornando-se padroeiro da profissão. A solenidade teve como objetivo de homenagear aqueles que dedicam suas vidas ao cuidado da saúde humana e para ressaltar a importância e a valorização destes profissionais e sua profissões no âmbito social.
Entre os convidados, estiveram presentes na composição de mesa presidencial, o Acadêmico José Braga, presidente do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA), Dr. Euler Ribeiro, reitor da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), Dr. Cláudio Chaves, fundador da Academia Amazonense de Medicina, Antônio Francisco Auzier Ramos, diretor do Departamento de Literatura da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, representando o secretário Cândido Jeremias Cumaru Neto, Deputado Estadual Dr. Gomes e Dr. Amarildo Brito, presidente do Conselho Regional de Medicina do Amazonas (CRM-AM).
Em um momento cívico, a solenidade iniciou com o canto do Hino Nacional Brasileiro, logo após houve o pronunciamento do presidente da Academia Amazonense de Letras, Dr. Aristóteles Alencar, com a participação dos membros da composição de mesa presidencial; Dr. Euler Ribeiro, Deputado Estadual Dr. Gomes e Dr. Manuel Jesus Pinheiro Coelho.
As atrações foram marcadas pela recitação de poemas dos acadêmicos Luiz Barcellar – A Mário Quitanda, Almir Diniz – Canto da Liberdade e De Madeira Lilás de Thiago de Mello, todos proclamados pela atriz Ariane Feitoza, além das apresentações musicais com as participações dos artistas Mirian Abad e Hilo Carriel que proporcionaram aos convidados uma seção especial em litero-musical.
Realizada no salão nobre do Pensamento Amazônico Álvaro Maia da Academia Amazonense de Letras, a solenidade é fruto de Emenda Parlamentar do Deputado Estadual Dr. Gomes, além de ampliar o Programa de Edição de Livros com a publicação e artigos sobre o tema e como forma de retribuição e reconhecimento pelos serviços prestados à sociedade amazonense, os médicos homenageados receberam certificados pela notável contribuição e compromisso com a medicina amazonense, dois buquês de flores amazônicas foram entregues pelas mãos das Acadêmicas Rosa Brito e Artemis Soares ao Médico e Deputado Estadual, Francisco Gomes e Suely Cardoso, secretária e funcionária mais antiga do Conselho Regional de Medicina do Amazonas (CRM-AM).
Durante a solenidade, os convidados puderam prestigiar o lançamento do livro intitulado, “Vultos da Medicina Amazonense; os 100 Primeiros Médicos Inscritos no Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas”, do médico cardiologista e coordenador do Programa Estadual de Controle do Tabagismo do Estado do Amazonas, Dr. Aristóteles Alencar, obra dedicada aos médicos e profissionais de saúde que ao longo de suas trajetórias deixaram um grande legado de inestimável profissionalismo, cuidado e humanismo à saúde do povo amazonense. De uma forma simbólica, a obra visa eternizar a memória dos profissionais que honraram a medicina amazonense com registros fotográficos e depoimentos. Após a cerimônia de lançamento houve a distribuição gratuita da obra autografada pelo Acadêmico aos convidados e um coquetel ofertado ao público presente.
Homenagem na ALEAM
Durante a semana na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM) por indicação do Deputado estadual, Dr. Gomes, uma singela homenagem foi promovida aos médicos, entre os homenageados, Dr. Aristóteles Alencar, foi agraciado com o certificado de homenagem pelos serviços prestados a população amazonense, a homenagem teve como objetivo de materializar e eternizar a importância dos médicos e suas obras em prol da saúde amazonense.
Segundo o Deputado Estadual, o momento foi de muita emoção e reconhecimento mediante a presença de grandes personalidades, como a secretária de saúde do Amazonas, Nayara Maksoud entre outros representantes, para o Deputado, a homenagem é um pequeno gesto de agradecimento a todos os médicos que, com dedicação, ética e empatia, enfrentam desafios, superam barreiras e se dedicam ao que há de mais valioso: a vida humana.
*Com informações da ASCOM-AAL
E-mail: [email protected] / [email protected]
Contatos: (92) 99219.6767 / (92) 98835.9047 – Leidy Amaral
Imagens cedida pelo fotografo Koynov