A cerimônia de lançamento marca o início do calendário acadêmico da insituição literária

Obras literárias lançadas

Retornando as atividades culturais da instituição literária da AAL, o lançamento das obras ocorreu neste último sábado (31), no salão nobre do pensamento Amazônico Álvaro Maia da Academia Amazonense de Letras, mediante a presença de convidados, autoridades militares e religiosos entre eles, Frei Paulo Xavier e Dom Hudson Ribeiro, além da presença dos membros efetivos da Academia Amazonense de Letras, Carmem Novoa, Júlio Lopes, Euler Ribeiro, Rosa Brito, Artemis Soares, Geraldo dos Anjos, Sergio Cardoso, Márcia Perales, Elson Farias,  Marcos Frederico Kruguer, Zemaria Pinto e Robério Braga.

Composição de Mesa Presidencial

Público presente

A programação cultural de lançamento iniciou com a composição da mesa presidencial, formada pelo presidente da AAL – Abrahim Baze, Presidente do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA) José Braga, Diretora de edições e autora da obra – Marilene Corrêa, secretário-geral da AAL – Dr. Robério Braga e Acadêmico Aristóteles Alencar. Representantes de entidades literárias, jornalistas, amantes da literatura local e também prestigiaram a cerimônia de lançamento.  

O presidente da AAL, Abrahim Baze iniciou um breve discurso de saudação aos convidados e destacou a importância da leitura quanto a sua produção amazonense e a expansão do conhecimento em diversas áreas que a Academia Amazonense de Letras proporciona a sociedade manauara, além da importância da história na vida durante sua formação em história por incentivo do Dr. Robério Braga e Phelippe Daou.

Discurso do presidente da AAL, Abrahim Baze

As obras foram apresentadas inicialmente pelo presidente da AAL, Abrahim Baze, intitulada  “Histórias de um Jornalista na Amazônia”, o autor reconstrói acontecimentos marcantes da história regional a partir de relatos biográficos e amplo acervo fotográfico, oferecendo ao leitor um percurso pela memória da imprensa e de personalidades que influenciaram o Amazonas, em outra obra, intitulada “Luso Sporting Club: Sociedade Portuguesa no Amazonas (1912–1917)”, a obra promove uma análise sobre a contribuição da comunidade lusitana para o desenvolvimento cultural do estado, com destaque para o esporte e a música.

“Dinâmica da Formação Acadêmica: Ethos, Habitus e Profissionalização”. A especialista em educação e com trajetória marcada pela atuação política e universitária, Marilene Corrêa, discute o comportamento do estudante no ambiente acadêmico e os desafios contemporâneos da formação superior, refletindo sobre qualidade do ensino, ética na pesquisa e pluralidade de ideias.

Diretora de edições da AAL e autora da obra, Marilene Corrêa

As publicações foram editadas pela Academia Amazonense de Letras por meio de emendas parlamentares da deputada Alessandra Campelo e do ex-deputado Serafim Corrêa, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Prefeitura de Manaus, Manauscult. Após o lançamento, houve a distribuição gratuita das obras autografadas pelos autores para o público presente.

Público recebendo gratuitamente as obras lançadas autografadas

Presidente da AAL, Abrahim Baze

Diretora de Edições da AAL, Marilene Corrêa

Todos os títulos lançados ao longo do ano estarão disponíveis para consulta local no Memorial e Biblioteca Genesino Braga, localizado na sede da Academia, na Rua Ramos Ferreira, 1009 Centro, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira.

*Com informações da ASCOM-AAL
E-mail: [email protected] / [email protected]
Contatos: (92) 99219.6767 / (92) 98835.9047 – Leidy Amaral