A obra publicada, é o resultado da consolidação de mais de uma década de estudos, debates e palestras sobre o modelo econômico que transformou o Amazonas.

Economista e gestor público Gustavo Igrejas

O Presidente da Academia Amazonense de Letras, Dr. Aristóteles Alencar compareceu ao lançamento de livro do economista e gestor público Gustavo Igrejas, horando a memória do fundador desse centenário sodalício, Pericles Moraes.

Intitulado “Zona Franca de Manaus: conhecendo seu passado e presente, olhando para o futuro”, a cerimônia de lançamento ocorreu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), localizado no Distrito Industrial de Manaus, contando com a presença do vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Nelson Azevedo, do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, entre outros convidados.

Segundo o autor da obra, Gustavo Igrejas, o livro é uma evolução direta das palestras apresentadas desde 2017, época em que surgiu a primeira obra intitulada “A Crise na Economia Brasileira e no Polo Industrial de Manaus”. Ao circular por universidades públicas e particulares, aprimorou-se a apresentação visando buscar uma explicação de forma mais acessível, na origem e importância da Zona Franca, incorporando-a em um novo livro, pois compreender a trajetória do modelo é essencial para entender sua relevância econômica e ambiental.

Prefaciado por Serafim Corrêa, secretário da Sedecti e Membro Honorário da Academia Amazonense de Letras, Serafim destacou a relevância da obra para o entendimento da trajetória e dos caminhos possíveis para o modelo econômico do Amazonas. Serafim ressaltou a contribuição histórica do autor para a Suframa, afirmando que Gustavo sintetiza, como poucos, o passado, o presente e as perspectivas futuras da Zona Franca, especialmente no diálogo com a bioeconomia. Segundo Serafim Corrêa, Gustavo Igrejas dialogou com o futuro, especialmente com a bioeconomia, caminho que combina com as tecnologias e com a biodiversidade, no objetivo de avançar. Serafim também reforçou a importância da publicação diante da escassez de material sobre o tema.

Para o Presidente da Academia Amazonense de Letras (AAL), Dr. Aristóteles Alencar, a obra literária de Gustavo Igrejas representa uma contribuição literária imprescindível para o melhor conhecimento do modelo econômico de nosso Estado. Além do mais, Gustavo Igrejas, com esse primoroso trabalho, perpetua e homenageia o nome de seu bisavô Pericles Moraes, fundador da AAL.

Leonice Igrejas Lopes, Aristóteles Alencar e Ana Maria Geraldes de Menezes

Ao tratar do futuro, Gustavo Igrejas defende que a Zona Franca de Manaus (ZFM) seguirá como pilar central da economia amazonense. No entanto, ele destaca que o caminho de longo prazo precisa incluir inovação, agregação de valor e, sobretudo, a biodiversidade. Com uma linguagem acessível e foco didático, a obra busca apoiar estudantes, pesquisadores e gestores públicos, mostrando como o modelo se consolidou, quais desafios enfrenta e quais caminhos podem fortalecer a economia sustentável na região amazônica.

Formado em Economia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/ISAE), Gustavo Igrejas acumula mais de três décadas de experiência na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Ingressou na autarquia em 1987 e exerceu funções estratégicas, como coordenador-geral de Projetos Industriais, superintendente adjunto e até superintendente geral. Também atuou como subsecretário operacional da Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação da Prefeitura de Manaus. Desde 2023, é secretário executivo de Desenvolvimento Econômico do Estado do Amazonas, posição na qual segue contribuindo para políticas públicas voltadas à indústria, inovação e interiorização do desenvolvimento.

Gustavo Igrejas, Aristóteles Alencar e Leonice Igrejas Lopes

Gustavo é filho de Leonice Maria de Miranda Igreja Lopes, que é neta de Pericles Moraes, um dos membros fundadores da Academia Amazonense de Letras e Patrono da Cadeira número 1.

*Com informações da ASCOM-AAL
E-mail: [email protected]
Contatos: (92) 99227.6728 ou 98835.9047 – Leidy Amaral