As moedas e honrarias são uma forma de reconhecimento aos militares que se destacaram por serviços prestados à corporação e à sociedade amazonense.

Cel Azevedo, Chefe do Estado Maior, Comandante Geral-Cel Marcos Klinger e Sub-comandante. Cel Thiago Balbi.

A Polícia Militar do Amazonas promoveu na sexta-feira (7), uma solenidade Alusiva ao Dia do Veterano, o evento ocorreu na área externa do Palacete Provincial, situado na Praça Heliodoro Balbi, Centro. Além da presença dos veteranos, o público presente prestigiou a apresentação da Banda de Música da PMAM e homenagens ao tenente-coronel Cândido Mariano, cujo exemplo de liderança e coragem segue inspirando gerações de policiais militares.

Durante a solenidade, O Dr. Aristóteles Alencar, Coronel PM Veterano foi agraciado com a Moeda Comemorativa da Polícia Militar do Amazonas, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Corporação. Para o veterano Dr. Aristóteles Alencar, carregar essa moeda é levar consigo um legado de dedicação, responsabilidade e serviço à sociedade.

A moeda da Academia da Polícia Militar do Amazonas representa a honra, a tradição e o compromisso com a formação de oficiais dedicados à saúde, segurança e ordem pública.  Produzida com atenção aos detalhes, simboliza o zelo e o orgulho de pertencer a uma das instituições mais respeitadas do Estado do Amazonas.

Sub-comandante, Cel Thiago Balbi.

Moeda Comemorativa da Polícia MIlitar.

O verde da moeda representa a floresta que envolve o Amazonas; o dourado envelhecido indica honra, valor e a glória das conquistas históricas da corporação. Na face frontal, o brasão da PMAM se destaca em relevo, com as palavras “servir e proteger”, um lema da corporação que representa os princípios fundadores da instituição criada no século 19.

A solenidade tem origem a data de 8 de novembro de 1897, que marca a destruição definitiva do arraial de Canudos, quando o Batalhão Amazonas retornou triunfante a Manaus, sendo recebido na Praça da Polícia com aclamação popular, em uma das mais emocionantes manifestações públicas da história do Estado. Todos os anos a corporação homenageia os 273 heróis comandados pelo tenente-coronel Cândido Mariano

O comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, explica que desde então, o Retorno da Tropa de Canudos passou a integrar o calendário oficial de solenidades da Polícia Militar do Amazonas, como uma data de reverência e reconhecimento aos 273 heróis que representaram o Estado com bravura e lealdade.

*Com informações da ASCOM-AAL/ABL
E-mail: [email protected]
Contatos: (92) 99227.6728 ou 98835.9047 – Leidy Amaral