
A noite desta terça-feira (12) foi marcada por homenagens ao escritor e dramaturgo Marcio Souza, falecido em 12 de agosto de 2024. Promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), o evento “Sarau para um Imortal Marcio Souza” reuniu familiares, amigos e parentes para a celebração especial, um momento dedicado a memória e ao legado cultural com a apresentação de música, literatura, cinema e teatro, por grandes nomes da cultura local.
O evento ocorreu na Praça Dom Pedro II, Paço da Liberdade, especificamente em frente ao Museu da Cidade de Manaus, localizado no Centro Histórico de Manaus com a presença de representantes de entidades culturais, entre eles; Wallace Almeida- Diretor de Cultura da Manauscult, Leonardo Novellino – Curador do Museu da Cidade de Manaus, Marcio Braz – Cientista Social e Membro do Conselho de Arte de Associações Folclóricas e Culturais, além dos membros efetivos da Academia Amazonense de Letras, Acadêmicos Aristóteles Alencar e Aldisio Filgueiras.
Com o evento aberto ao público, a programação cultural contou com a apresentação de um número musical por Andrey San Silver e Roney Chaves, encenação de parte da peça teatral “Folias do Latex” e também com a participação dos membros da Academia que na ocasião durante o discurso sobre a vida e obra do escritor dramaturgo, na oportunidade, prestaram uma singela homenagem.


O Presidente da Academia Amazonense de Letras, Aristóteles Alencar, destaca que a iniciativa da Manauscult reveste-se de grande importância para cultura na comemoração de um ano sem o escritor e dramaturgo Marcio Souza, segundo o presidente, Marcio não é considerado imortal apenas por ter pertencido à Academia Amazonense de Letras, mas principalmente por sua obra. É um autor lido em vários países do mundo e essa homenagem é apenas o início de um projeto de valorização da trajetória desse importante escritor amazonense.
Após a sua morte, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), inaugurou em agosto de 2024, o viaduto Márcio Souza, situado na rua Rio Preto, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul, a obra viária é uma singela homenagem ao escritor e dramaturgo que muito contribuiu em diversos aspectos de forma significativa com a cultura amazonense.
O escritor, dramaturgo, romancista e jornalista Márcio Souza nasceu em Manaus (AM), em 4 de março de 1946. Estudou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP). Seu primeiro romance data de 1976, “Galvez: imperador do Acre”. Foi autor de mais de 20 livros, dentre eles “História da Amazônia”, “Mad Maria” e “Amazônia Indígena”. Ocupou cargos públicos, como a presidência da Fundação Nacional de Artes (Funarte), órgão do governo federal, e do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), em Manaus.
Na Academia Amazonense de Letras, ocupava a Cadeira de n.º 25, eleito em 11 de setembro de 2004, na sucessão de Gebes de Mello Medeiro. Na Academia lançou a obra literária intitulada “Teatro Seleto”.
*Com informações da ASCOM-AAL
E-mail: [email protected] / [email protected]
Contatos: (92) 99219.6767 / (92) 98835.9047 – Leidy Amaral