O conteúdo literário visa desperta no leitor o interesse de como saber lhe dar com a geração de conflitos internos quando crenças religiosas ou filosóficas entram em choque com as expressões sexuais individuais.

O Programa Literatura em Foco desta edição aborda o tema complexo em constante evolução sobre a relação entre tecnossexualidade e espiritualidade em jovens, refletindo as mudanças sociais e tecnológicas da atualidade. Atualmente a tecnologia tem um impacto significativo na forma de como os jovens vivenciam a sexualidade e a espiritualidade, muitas vezes levando a novas formas de expressão e busca por significado, uma complexa e multifacetada apresentada em diferentes perspectivas e interpretações.

Apresentado pelo jornalista Abrahim Baze, a entrevista desta edição teve a participação especial do Professor e escritor José Rodrigues Pessoa, autor da obra intitulada “Tecnossexualidade e Espiritualidade”, lançado em 2025 pela Editora Alta Performace, a entrevista aponta o universo da tecnossexualidade em sua essência como uma exploração relacionada entre a tecnologia e sexualidade.

Durante entrevista o professor José destaca a espiritualidade como abrangência de uma busca por significado, propósito e conexão com algo maior e ressalta que a tecnossexualidade refere-se ao uso da tecnologia para explorar e expressar a sexualidade, outros tópicos durante a entrevista também foram abordados como as razões para esta produção literária, a psicologia como método para tratamento de dores emocionais, a vida sacerdotal como padre em seus 40 anos de missão, o conteúdo da obra literária em seus fundamentos científicos e experiencias, o conhecimento acadêmico através da reflexão, o tempo dedicado a tecnologia e a sexualidade na juventude sob o olhar de Freud.

A discussão sobre esses dois temas tende a envolver tanto visões de compatibilidade quanto de conflito, dependendo da abordagem e das crenças individuais, além desta prática poder gerar questionamentos sobre a natureza da intimidade, da relação entre corpo e tecnologia, e sobre a influência da tecnologia na forma como perceptiva e na convivência da sexualidade.

Sobre a obra: O conteúdo literário é resultado de estudos, pesquisas e experiencias na área de psicologia, teologia, filosofa e direito, fruto de uma observação referente a sensibilidade clinica e experiencia pastoral, em anos de observação e acompanhamento psicológico e espiritual de muitas pessoas. A obra tem como objetivo de ampliar espaço para discursão acerca do assunto permeado de medo, tabu, mito e culpa, mas também iluminado pela espiritualidade, pois apresenta um guia prático e reflexivo a luz da espiritualidade e a busca de como lhe dar com a afetividade e sexualidade.  

Sobre o autor: Natural do município de Coari, o professor e escritor José Rodrigues Pessoa, conhecido tambem como Pe. Zezé, pertecente a Área Missionária Sagrada Família, localizada na zona oeste da capital, possui graduação em Direito pela Universidade Paulista (2013), graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (1995), graduação em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (2007) e mestrado em Sistema Constitucional de Garantia de Direitos – Instituição Toledo de Ensino (2014). Atualmente é professor do Instituto Metropolitano de Ensino- IME. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional.

Com imagens de Ronane Costa, Gustavo Grijó e produção de Debora Oliveira, a entrevista completa você confere no Aplicativo AMAZONSAT disponível no Play Store ou App Store do seu celular.

*Com informações da ASCOM-AAL
E-mail: [email protected]
Contatos: (92) 99227.6728 ou 98835.9047 – Leidy Amaral