A programação cultural contou com apresentação de música, peças teatrais, danças folclóricas e recitais de poemas dos grandes escritores amazonenses.

Com o objetivo de valorizar a cultura e literatura amazonense, os alunos do 1º e 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Frei Silva Vagheggi, promoveram uma Feira Literária Esolar sobre a cultura folclórica e literatura amazonense, com apresentações musicais, peças teatrais e entrevistas. O evento literário apresentou também a história do Teatro Amazonas, a manifestação cultural folclórica da Ciranda de Manacapuru, Festival de Ópera, Festival Ornamental dos Peixes do município de Barcelos, entre outros assuntos relacionados a cultura.

Organizada pelo Profº João Filho com o apoio e colaboração dos professores do ensino médio, Michely Ferreira, Crivanis da Costa, Pedro Henrique e Juliana Guimarães, a feira contou com a participação de convidados, representantes de órgãos culturais e professores de outras instituições acadêmicas.  

A história da fundação da Academia Amazonense de Letras, biografias e poemas dos membros efetivos da Academia foram apresentados, como o decano Elson Farias pela obra literária o “Cancioneiro da Lili” e in memoriam, a biografia do acadêmico Márcio Souza, falecido em agosto de 2024, aos 78 anos, por meio das obras apresentadas como a minissérie Mad Maria e relato das peças teatrais como; As folias do látex, A paixão de Ajuricaba, entre outras. Thiago de Melo também recebeu homenagem por meio de uma pintura em tela representando os bois garantido e caprichoso através da cultura folclórica de Parintins.

O “Clube da Madrugada”, um movimento artístico e literário importante no Amazonas, fundado em Manaus em 1954 por jovens intelectuais, foi outro destaque apresentado durante a feira literária que de forma criativa, alunos apresentaram o movimento ressaltando o objetivo de promover assuntos políticos, econômicos, culturais e, principalmente, literários, com foco em uma renovação da cena cultural local.

A história do Teatro Amazonas, um dos pontos turísticos mais apreciado na capital amazonense, foi apresentado por meio de peça teatral com fundo musical em ópera, uma mistura de drama, músicas e tradições, no encerramento da apresentação, os participantes puderam prestifgiar um pequeno desfile do figurino da época.

Antes do evento literário, os alunos do ensino médio realizaram uma pequena visita de campo na Biblioteca Memorial Genesino Braga da Academia Amazonense de Letras com a finalidade de conhecer de pertos a biografia dos escritores e suas obras literárias, além dos objetos antigos.

*Com informações da ASCOM-AAL
E-mail: [email protected]
Contatos: (92) 99227.6728 ou 98835.9047 – Leidy Amaral