O laboratório mantém quatro linhas de pesquisa que dialogam constantemente e interagem, servindo como um mecanismo para consolidar pesquisas, promover a integração entre os diversos pesquisadores e impulsionar a realização de novos trabalhos sobre as temáticas.

O programa Literatura em Foco desta edição, aborda um assunto referente a atuação da imprensa na região norte no período de 1930-1988, gravado na Biblioteca-Memorial Genesino Braga, o apresentador e jornalista Abrahim Baze teve a honra de receber o professor, historiador e pesquisador César Augusto Bubolz Queirós para falar da obra intitulada “Histórias impressas: Imprensa e Periodismo na região norte (1930-1988)”, lançada em agosto de 2022 pela Editora Valer.

A entrevista abordou diversos temas referente a atuação da impressa, a importância do Laboratório de Estudos sobre História Política e do Trabalho na Amazônia, onde tais pesquisas deram origem a monografias, trabalhos de iniciação científica e dissertações de mestrado e trabalhos de doutorado, resultando no surgimento de outros trabalhos ao longo dos últimos anos, outros assuntos também foram abordados como o reconhecimento do jornal impresso como patrimônio histórico, a imprensa operária, a importância do jornal para o mundo político, a censura ativa no Brasil e a análise da política no período de 1930 a 1988.

A presente momento, a obra é uma iniciativa do laboratório de estudos sobre a história política e do trabalho na Amazônia da qual reúne importantes contribuições de membros do laboratório de colaboradores e pesquisadores da região embora a maioria dos capítulos seja escrita por historiadores do Amazonas. Com uma grande dimensão regional, a pesquisa contém contribuições de pesquisadores do Amapá Rondônia Roraima e Acre.

Para o historiador, a história da imprensa na região vem ganhando um grande impulso nas últimas décadas com desenvolvimento de pesquisas que tem colocado centralidade na imprensa e proporcionando significativa reflexões sobre o tema o importante contribuições a historiografia. O livro tem a finalidade de contribuir para o entendimento da imprensa na região no período pós-1930 cujas pesquisas vem ganhando um significativo impulso.

Sobre a obra: A obra intitulada “Histórias impressas: Imprensa e Periodismo na região norte (1930-1988)” pela Editora Valer; 1ª edição (1 agosto 2022), retrata o Laboratório de Estudos sobre História Política e do Trabalho na Amazônia, Labuhta, criado no ano de 2017, no âmbito do curso de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), reunindo grandes nomes de pesquisadores da região Norte.

Seu conteúdo tem como objetivo de promover ao leitor uma apresentação de pesquisas e publicações de trabalhos, além das citações dos livros “Trabalho e trabalhadores na Amazônia: caminhos e possibilidades para uma história em construção” e “História, Trabalho e Cidadania na Amazônia”.  Atualmente, o laboratório tem como coordenador o professor César Augusto Bubolz Queirós e como vice-coordenador o professor Anderson Vieira Moura.

Sobre o autor: César Augusto Bubolz Queirós, natural do Rio Grande do Sul, reside em Manaus há mais de 12 anos, possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997), Mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e Doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente, é professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), atuando tanto no Departamento de História quanto no Programa de Pós-Graduação em História. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em História da UNIFAP.

Coordenador do Laboratório de Estudos sobre História Política e do Trabalho na Amazônia (LABUHTA) e é membro do corpo editorial da Canoa do Tempo – revista do Programa de Pós-Graduação em História da UFAM, da qual foi editor entre os anos de 2016-2018. Ocupa ainda a função de Coordenador do Curso de História do PARFOR/UFAM.

Exerceu as funções de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da UFAM (2018-2020), de presidente da ANPUH/AM (2018-2020), foi Coordenador do Curso de História da UFAM (2014-2016) e foi Vice-Coordenador do PPGH/UFAM (2015-2017). Foi Coordenador Nacional do GT Mundos do Trabalho no biênio 2014-2016 e vice-Coordenador do GT Mundos do Trabalho, seção Amazonas.

É líder do grupo de pesquisa do CNPq Centro de Estudos sobre Trabalho e Ditadura e é membro do. s grupos Governos Militares na Amazônia: entre memórias e histórias (UFPA) e História Social da Amazônia (UFAM). Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Amazônia e do Brasil Republicano, atuando principalmente nos seguintes temas: história política, história do trabalho, Ditadura Militar, Trabalhismo e Populismo.

Com imagens de Ronane Costa e produção de Debora Oliveira, a entrevista completa você confere no Aplicativo AMAZONSAT disponível no Play Store ou App Store do seu celular.

*Com informações da ASCOM-AAL
E-mail: [email protected]
Contatos: (92) 99227.6728 ou 98835.9047 – Leidy Amaral