A programação contou com apresentações de músicas eruditas, poesias e entrega de certificados aos premiados.
O encerramento do Concurso Literomusical Maria Callas foi marcado pelo lançamento da obra literária intitulada “Maria Callas, 100 anos; O Encanto da Música” de Aristóteles Alencar, o evento aconteceu no Salão do Pensamento Amazônico Álvaro Maia da Academia Amazonense de Letras e reuniu membros da Academia Amazonense de Letras, membros da Academia Amazonense de Música, Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, representantes de instituições culturais e convidados especiais, além da presença dos homenageados e vencedores do concurso.
A programação iniciou com a composição da Mesa Presidencial formado pelo Presidente da Academia Amazonense de Letras, Dr. Aristóteles Alencar, acadêmico Euler Esteves Ribeiro, Presidente da FUNATI – Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade; Oiana Couto e Silva, Gerente do Departamento de Literatura, representando o Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa e Josenor Rocha de Oliveira, Presidente da Academia Amazonense de Música, em seguida o Hino Nacional Brasileiro foi executado pela cantora lírica Carol Martins, acompanhada pelo pianista e cantor lírico Moises Rodrigues.
A Solenidade de encerramento teve como objetivo de render homenagem ao Centenário de nascimento de Maria Callas, artista imortalizada como uma das maiores cantoras líricas do Século XX. Por sua poderosa voz, foi considerada uma das expressões artísticas mais completas que já existiu, unindo sua interpretação personalíssima com a arte dramática e as artes visuais, momento também marcado pelo lançamento do livro “Maria Callas 100 anos – O ENCANTO DA MÚSICA”, através do recurso proveniente oriundo da Emenda Parlamentar de autoria da Deputada Estadual Alessandra Campêlo, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
A Academia promoveu durante a solenidade um momento de outorga aos artistas e músicos através da entrega de certificado, uma singela homenagem pelo reconhecimento notável de contribuição e compromisso com a música no Amazonas, na ocasião os agraciados receberam das mãos das Acadêmicas Carmen Novoa, Mazé Mourão e Artêmis Soares, Certificado de Homenagem, entre eles presentes, Cleomar dos Anjos Feitosa – Mecenas das artes musicais, mantenedora do Coral João Gomes Junior / Davi Nunes da Silva – Maestro Regente da Orquestra de Violões do Amazonas e Diretor do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro / Humberto de Oliveira Amorim – radialista, apresentador do Programa Blues em Harmonia na Rádio Verde Oliva, cantor de jazz na Banda My Manhattan Jazz Showband e membro imortal da Academia Amazonense de Música / José Humberto Pessoa Vieira, graduado e pós-graduado em letras língua portuguesa, tenor lírico e diretor artístico do Coral Vozes da Caixa Econômica / Josenor Rocha de Oliveira, barítono lírico, integrante do coral do amazonas e presidente da Academia Amazonense de Música / Ketlen Nascimento Gomes – cantora, compositora, psicóloga especialista em psicomotricidade, gerontologia e saúde do idoso e musicoterapia. membro da Academia Amazonense de Música / Marcelo Mourão Gomes – bailarino do american ballet theatre de nova iorque desde 1997, atuando como solista desde agosto de 2000, e bailarino principal desde agosto de 2002, representado por sua mãe, acadêmica Mazé Mourão / Maria Carolina Martins Lima – cantora lírica, integrante do coral do amazonas e membro imortal da Academia Amazonense de Música / Moisés Rodrigues da Silva – pianista e cantor lírico, monitor do naipe dos baixos no Coral do Amazonas, maestro regente do Coral João Gomes Junior, imortal da Academia Amazonense de Música, Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia, Academia Amazonense Maçônica de Letras e Viviane Antony Afonso – pianista formada pela Escola Ivete Freire Ibiapina, fundadora do curso de música da escola com seu nome.
As Acadêmicas Carmen Novoa, Mazé Mourão e Artêmis Soares foram convidadas à entregar o buquê de flores amazônicas e o certificado de reconhecimento aos vencedores do Concurso Literomusical Maria Callas; Lucas Lopes da Silva Aflitos, Fernando de Araujo Oliveira e Leslye Anne Monteiro Moutinho, a palavra em nome dos premiados foi proferida por Lucas Lopes da Silva Aflitos, contemplado em primeiro lugar.
Conforme a tradição centenária da Academia, o público presente prestigiou também a seção Literomusical, na recitação dos poemas Veio d’água, do Acadêmico Álvaro Maia | Fibras Lucilantes, do Acadêmico Moacir Andrade | Notícias, da Acadêmica Violeta Branca, pela atriz Mariana Baldoíno, o momento também contou com apresentações das peças musicais; da Ópera Turandot, Signore, ascolta! de Giacomo Puccini. Libreto e poesia: Giuseppe Adami, Ópera Turandot, Tu, che de gel sei cinta de Giacomo Puccini. Libreto e poesia: Giuseppe Adami e Ópera Gianni Schicchi: O mio babbino caro de Giacomo Puccini. Libreto de Giovacchino Forzano. Roteiro de Dante Alighieri, apresentadas pelos artistas Carol Martins e Moisés Rodrigues.
Após as apresentações musicais, durante a distribuição gratuita da obra, o Acadêmico Aristóteles Alencar autografou para os convidados presentes e um Porto de Honra ofertado ao público presente. O título lançado estará disponível para consulta local na Biblioteca Genesino Braga, na sede da Academia, localizada na Rua Ramos Ferreira, 1009 Centro, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira.
*Com informações da ASCOM-AAL
E-mail: [email protected] / [email protected]
Contatos: (92) 99219.6767 / (92) 98835.9047 – Leidy Amaral
Fotos: Koynov