Por meio da literatura, a autora retrata a identidade e a cultura de uma região que, apesar de grandiosa, ainda é pouco conhecida pelos outros “Brasis”.

A Academia Amazonense de Letras recebeu neste último sábado (09) de novembro, o lançamento do livro intitulado “Amazonidades: Gesta das Águas”, a ocasião contou com a presença de amigos, familiares, público em geral e membros da Academia e de instituições literárias.

Apresentada pela autora Marta Cortezão, a obra é construída em trovas, que carrega em suas páginas o imaginário, a oralidade e a rica cultura da região amazônica e oferece um mergulho profundo na cultura ribeirinha, indígena e cabocla da Amazônia, cantando a voz de um povo e sua rica diversidade.

Segundo a escritora e poeta, Marta Cortezão, o livro legitima toda uma tradição, mostrando que a literatura nasce e pulsa do povo, sem distinção de classes sociais — ela é, antes de tudo, arte em sua forma mais pura e horizontal. Por meio da literatura, a autora retrata a identidade e a cultura de uma região que, apesar de grandiosa, ainda é pouco conhecida pelos outros “Brasis”.

A obra, é reeditada pelo selo editorial Toma Aí Um Poema, e é dividida em cinco partes, além disso, o livro conta com a participação especial dos textos de apresentação da escritora amazônida Wanda Monteiro, o historiador acreano Isaac Melo e o poeta cearense Mailson Furtado, que destacam a força e o lirismo da poética de Marta. A obra “Amazonidades: Gesta das Águas” convida o leitor a visitar as memórias amazônicas, a caminhar pelo “chão líquido” do povo das águas, e a se encantar com o vasto universo cultural, mitológico e linguístico que a autora imortaliza em suas trovas.

A cerimônia de lançamento aconteceu no salão nobre do Pensamento Amazônico Álvaro Maia da Academia Amazonense de Letras, após a cerimônia de lançamento houve uma sessão de autógrafos para os convidados.

Em um ritmo próprio, tal como o das “estradas líquidas” e das pequenas comunidades marcadas pela calmaria, a obra oferece uma experiência poética de fusão entre homem, rio e terra, revelando a comunhão mágica que permeia a vida na Amazônia.

Sobre a escritora e poeta: Marta Cortezão nasceu em Tefé-AM, mas reside em Segóvia, Espanha, desde 2012. É escritora e poeta e tem realizado vários projetos literários de divulgação e promoção da literatura de autoria feminina no Brasil e no exterior.

*Com informações da ASCOM-AAL/ CMA
E-mail: [email protected] / [email protected]
Contatos: (92) 99219.6767 / (92) 98835.9047 – Leidy Amaral