Presidente da Academia Amazonense de Letras, Robério Braga, realiza conferência de abertura de evento sobre Patrimônio Histórico
O Seminário “Presente e futuro do Centro Histórico de Manaus. Desafios, Normatização e Potencialidades” é organizado pelo IAB-AM e IPHAN e conta com apoio da Academia Amazonense de Letras , AsBEA-AM, CAU-AM, FENEA, Governo do Amazonas, NAMA, Prefeitura de Manaus, UFAM, entre outros.
Nessa segunda-feira (17 de fevereiro) o Presidente da Academia Amazonense de Letras, Robério Braga, realizou a conferência de abertura do Seminário “Presente e futuro do centro histórico de Manaus. Desafios, Normatização e Potencialidades”, promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB-AM e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.
Arquitetos e interessados foram convidados a debater sobre a importância da preservação do Patrimônio Histórico e pensar em novas perspectivas para a preservação. A Academia Amazonense de Letras havia sido escolhida como local de realização do evento, porém devido ao grande número de inscrições, que em poucas horas ultrapassaram a capacidade do Salão Nobre (até 100 pessoas), o mesmo precisou ser realocado para o Palacete Provincial, devido a sua maior capacidade de público.
O Presidente do Silogeu realizou a palestra de abertura com o tema “Visão panorâmica de gestão pública e novas vertentes para o Centro Histórico de Manaus”, abordando todo o trabalho realizado pelo Estado e Município em prol do resgate histórico e patrimonial da cidade.
Em sua fala, Robério apresentou os impactos significativos das ações realizadas por 21 anos de trabalho e o legado de resgate histórico e patrimonial promovido pela Secretaria de Cultura, da qual por mais de vinte anos foi Secretário, alertando para a importância de olhar e cuidar da cidade que agora possui novos desafios “Não basta estar na cidade, é preciso desejar e permitir que ela esteja em nós” disse.
Encerrando a noite, o atual Secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, apresentou os projetos e desafios da Secretaria de Cultura e Economia Criativa para a proteção do patrimônio histórico do Amazonas.
O evento gratuito tem continuidade hoje (18 de Fevereiro), com palestras de Ana Lúcia Abrahim, Carlos Eduardo Comas, Marcelo Ferraz, Cláudio Marinho, Miguel Sousa e Laurent Troost.