Monthly Archives agosto 2023

O Amazonas presenciou entre os dias 26 a 28 de agosto, a primeira edição do Glocal Experience Amazônia, evento que durante os três dias debateu a sustentabilidade na Região como uma forma de preservação e manutenção da floresta Amazônica para as próximas gerações. O evento ocorreu em diversos pontos do Centro Histórico da capital, como Largo São Sebastião, Palácio da Justiça Salão do Hotel Juma Ópera e Teatro Amazonas.

Em sua primeira edição aproximadamente mais de 38 mil pessoas estiveram presentes prestigiando e participando de oficinas, workshops, shows e diversos outros tipos de ativações.

Com o tema “A arte transforma vidas”, o Acadêmico Robério Braga palestrou dia 26 de agosto à tarde, no Palácio da Justiça, sobre a cultura ao redor do mundo e seu impacto significativo na vida das pessoas, quanto a oportunidade de crescimento, aprendizado, inclusão social e transformação.

No Juma Hotel dia 28 de agosto à tarde, a Acadêmica Marilene Corrêa também palestrou abordando a questão da singularidade da região, sustentabilidade e resiliência dos povos da Amazônia por meio de soluções contidas nas experiências da terra.

Com acesso gratuito, a GLOCAL é um catalisador da união de diferentes setores e iniciativas na busca de soluções, reunindo pensadores, especialistas, representantes dos mais variados setores da sociedade para falar sobre o futuro e o presente.

Foto: Diego Peres/Secom AM

*Com informações da ASCOM AAL – Academia Amazonense de Letras

E-mail: [email protected] / [email protected]

Contatos: (92) 99219.6767 / (92) 98835.9047 – Leidy Amaral

Siga nossas redes sociais:

https://www.instagram.com/academiadeletras.am

https://www.facebook.com/academiadeletras.am

Read More

Durante sua passagem pela capital amazonense a escritora e poeta Marta Cortezão promoveu no sábado (26) no salão nobre Pensamento Amazônico Álvaro Maia da Academia Amazonense de Letras, a palestra; “Entre Luas, Deusas e Bruxas: o Sagrado Feminino na Poesia Contemporânea” e o lançamento do livro intitulado “Minha língua lambe tua orelha” pela editora Toma Aí Um Poema, 2023.

Com entrada gratuita, o evento reuniu diversos amantes da literatura e público em geral, além dos Acadêmicos imortais que estiveram presentes prestigiando o lançamento como Dr. Euler Ribeiro, Marcos Frederico Krüger, Elson Farias e Zemaria Pinto que concedeu as honras da casa em uma breve apresentação sobre a história da Academia em sua fundação e edificação na sociedade.

A escritora e poeta Marta Cortezão prosseguiu o evento com a palestra “Entre Luas, Deusas e Bruxas: o Sagrado Feminino na Poesia Contemporânea” com a participação do Acadêmico Zemaria Pinto e também da professora Francisca de Lourdes Louro (escritora e crítica literária).

Durante o lançamento da obra literária, a escritora e poeta Marta Cortezão destacou em sua fala a abordagem poética-contemporânea sobre a escrita de autoria feminina e seu devir criativo. O livro “meu silêncio lambe tua orelha” nitidamente visa remeter ao universo feminino uma dimensão diversificada e vasta com parte das citações de outras escritoras. O livro esteve disponível para venda durante a programação.

Após o lançamento do livro, a escritora e poeta recebeu da Academia Amazonense de Letras pelas mãos do Acadêmico Zemaria Pinto, representando o Presidente da Academia, Dr. Aristóteles Comte de Alencar Filho, o diploma de Correspondente da Academia Amazonense de Letras, pelos reconhecimento dos seus excelentes trabalhos na área da cultura, educação e realização de vários projetos literários de divulgação e promoção da literatura de autoria feminina no Brasil e no exterior.

Nascida no município de Tefé-AM, atualmente a escritora reside em Segóvia, Espanha, desde 2012, a escritora e poeta lançou livros de poesia publicados: “Banzeiro manso” (Porto de Lenha Editora, 2017), “Amazonidades – gesta das águas” (Penalux, 2021), Zine “Aljavas para Cupido” (2022) e “meu silêncio lambe tua orelha” (Toma Aí Um Poema Editora, 2023).

Com informações da ASCOM AAL – Academia Amazonense de Letras

E-mail: [email protected] / [email protected]

Contatos: (92) 99219.6767 / (92) 98835.9047 – Leidy Amaral

Siga nossas redes sociais:

https://www.instagram.com/academiadeletras.am

https://www.facebook.com/academiadeletras.am

Read More

Médico há mais de 50 anos com a especialidade em anestesia e pneumologia, Dr. Euler Esteves Ribeiro, atual reitor da Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), recebeu na manhã de sexta-feira (25), a Medalha Exército Brasileiro em solenidade de integra as comemorações do Dia do Soldado ocorrida na sede do Comando Militar da Amazônia (CMA).

A medalha foi recebida pelas mãos do General de Exército, Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves e é destinada a cidadãos e instituições civis, brasileiros ou estrangeiros, integrantes das forças armadas, que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do bom nome do Exército Brasileiro.

Segundo o Dr. Euler Esteves Ribeiro, a medalha significa uma honra após todos esses anos de sua trajetória e destaca a atuação de homens e mulheres que se dedicam à proteção da soberania do país e da Amazônia. Como Homem da Floresta, Dr. Euler Esteves Ribeiro reconhece o brilhante trabalho realizado pelo Exército.

Ao longo da sua vida tem publicado livros e artigos científicos na área da gerontologia e saúde do idoso, além de reitor da FUnATI é conferencista internacional o qual tornou público a pesquisa “Dieta Amazônica” premiada e reconhecida nas melhores universidades do mundo.

Além de médico, Dr. Euler Esteves Ribeiro é também Acadêmico da Academia Amazonense de Letras na qual lançou livros visando em seus conteúdos a qualidade de vida em uma das suas obras intitulada ‘Envelhecer é um privilégio’, em parceria com a geneticista Ivana Mânica da Cruz, na qual apresenta caminhos para a longevidade por meio da educação e informação.

Com informações da Assessoria de Comunicação da AAL – Academia Amazonense de Letras / FUnATI

E-mail: [email protected] / [email protected]

Contatos: (92) 99219.6767 / (92) 98835.9047 – Leidy Amaral

Siga nossas redes sociais:

https://www.instagram.com/academiadeletras.am

https://www.facebook.com/academiadeletras.am

Read More

A Academia Amazonense de Letras recebe neste sábado (26) de agosto às 10h, a escritora e poeta Marta Cortezão, para a palestra “Entre Luas, Deusas e Bruxas, o Sagrado Feminino na Literatura Contemporânea” e o lançamento do livro intitulado “Meu silêncio lambe sua orelha” pela editora Toma Aí Um Poema, 2023. A entrada é gratuita.

A obra literária traz uma abordagem poético-contemporânea sobre a escrita de autoria feminina e seu devir criativo. O livro “meu silêncio lambe tua orelha” nitidamente remete ao universo feminino numa dimensão diversificada e vasta com parte das citações de outras escritoras. O livro estará disponível para venda durante a programação.

Sobre a escritora e poeta: Marta Cortezão nasceu em Tefé-AM, mas reside em Segóvia, Espanha, desde 2012. É escritora e poeta e tem realizado vários projetos literários de divulgação e promoção da literatura de autoria feminina no Brasil e no exterior.

Coorganizou e idealizou o projeto editorial da Trilogia Enluaradas (poesia contemporânea). Administra o blog Feminário Conexões juntamente com várias escritoras colaboradoras. Possui a coluna P.o.e.s.i.a na revista digital Voo Livre/SP, onde publica artigos sobre poesia contemporânea de autoria feminina.

Livros de poesia publicados: “Banzeiro manso” (Porto de Lenha Editora, 2017), “Amazonidades – gesta das águas” (Penalux, 2021), Zine “Aljavas para Cupido” (2022) e “meu silêncio lambe tua orelha” (Toma Aí Um Poema Editora, 2023).

Para mais informações: Zemaria Pinto (92) 9984-2407 ou Marta Cortezão +34 691 55 86 37 (WhatsApp)

Com informações da Assessoria de Comunicação da AAL – Academia Amazonense de Letras

E-mail: [email protected] / [email protected]

Contatos: (92) 99219.6767 / (92) 98835.9047 – Leidy Amaral

Siga nossas redes sociais:

https://www.instagram.com/academiadeletras.am

https://www.facebook.com/academiadeletras.am

Read More

Amigos, familiares e parentes estiveram presentes no salão nobre do Palácio Rio Negro na noite de quinta-feira (17 de agosto), para prestigiar mais um lançamento do livro intitulado ‘Beleza Decifrada’ do renomado doutor cardiologista Aristóteles Comte de Alencar Filho em parceria com a Editora Valer. Com entrada gratuita, a solenidade de lançamento reuniu o público, amantes da literatura, acadêmicos e várias personalidades de Universidades, Secretarias de Culturas e membros da Academia Amazonense de Letras.

A obra editada pela Editora Valer, trata de segredos decifrados dos monumentos situados no Largo de São Sebastião e seu entorno, principalmente o dedicado à Abertura dos Portos do Rio Amazonas e seus afluentes às Nações Amigas.

Segundo o autor, o livro é dedicado a todas as pessoas que gostam de visitar o passado e procuram admirar e preservar o que nos foi legado por aqueles que nos precederam, ele destaca ainda que é um retorno ao passado por meio dos belos monumentos, prédios, objetos e obras de arte que teimam em resistir às intempéries e intervenções, por vezes equivocadas, dos seres humanos.

Além deste lançamento, o autor do livro, Doutor Aristóteles Comte de Alencar Filho possui também uma coletânea de obras produzidas também pela Academia Amazonense de Letras, além de vários trabalhos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais e congressos médicos nacionais e internacionais.

A obra estava à venda na entrada do salão nobre do Palácio Rio Negro, no início da solenidade de lançamento e durante o evento, a obra teve uma grande procura pelos admiradores da literatura, que após adquirir relataram a riqueza de detalhes nas fotografias e conteúdos históricos.

O evento contou com uma programação simples, através de um breve pronunciamento de apresentação da obra literária juntamente com um pouco de sua história de vida, seguido da apresentação de objetos antigos que ganharam destaques durante sua exposição como uma máquina fotográfica entre outros que fizeram parte de sua trajetória.

Após o lançamento, houve a sessão de autógrafos seguido de um coquetel ofertado aos convidados na área externa do salão nobre do Palácio do Rio Negro.

Os interessados em adquirir a obra podem entrar em contato com o autor: (92) 99142-6187

Com informações da Assessoria de Comunicação da AAL – Academia Amazonense de Letras

E-mail: [email protected] / [email protected]

Contatos: (92) 99219.6767 / (92) 98835.9047 – Leidy Amaral

Siga nossas redes sociais:

https://www.instagram.com/academiadeletras.am

https://www.facebook.com/academiadeletras.am

Read More

A Academia Amazonense de Letras em parceria com o Instituto Cultural Brasil – Estados Unidos (ICBEU), lançaram na noite desta quarta-feira, três obras literárias das acadêmicas Artemis Soares e Mazé Mourão. O evento foi realizado na galeria de artes do instituto e aberto ao público, reunindo amantes da literatura amazonense e personalidades.

Nesta edição foram lançadas duas obras literárias da Acadêmica Artemis Soares: “Transculturalidade em Diálogo, Sociedade e Cultura na Amazonia” em parceria com Gisele Wolkoff, Bruno Rodrigues, Erika Ramos e Ana Lucia dos Santos e “Uma Amazônia transversal: Cultura, Corpo, Educação e Políticas Públicas”, também em parceria com Gisele Wolkoff e Marcos Afonso Dutra. As duas obras são de produções e edições independentes por meio da EDUA, Editora da Universidade Federal do Amazonas.

A obra “Testei positivo”, da Acadêmica Mazé Mourão foi editada pela Emenda Parlamentar de propositura do deputado Serafim Corrêa por meio do Termo de Fomento assinado com o Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de cultura e Economia Criativa.

A programação do evento contou com uma breve solenidade iniciada pelo pronunciamento do Presidente do Instituto Cultural Brasil – Estados Unidos (ICBEU), Luis Fabian Pereira Barbosa que em seguida passou a palavra para o Presidente da Academia Amazonense de Letras, Doutor Aristóteles Comte de Alencar Filho sendo finalizada com as apresentações das obras das Acadêmicas Artemis Soares e Mazé Mourão.

Além da presença dos acadêmicos, diversas personalidades estiveram presentes na noite de lançamento dos livros, entres o vice-presidente da Academia Amazonense de Letras, Abrahim Baze, secretário da Secretaria de Desenvolvimento, Indústria e Tecnologia (Sedecti) e membro benemérito da Academia Amazonense de Letras, Serafim Corrêa, presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica no Amazonas, Juíza Lúcia Viana e representando o secretário Marcos Apolo Muniz, o  Diretor do Departamento de Literatura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Antonio Ausier.

Após o lançamento, houve venda de uma das obras literárias da Acadêmica Artemis Soares e distribuição gratuita dos livros autografados, um coquetel também foi ofertado aos convidados na galeria do instituto.

Fotos: Roumen Koynov

Com informações da Assessoria de Comunicação da AAL – Academia Amazonense de Letras

E-mail: [email protected] / [email protected]

Contatos: (92) 99219.6767 / (92) 98835.9047 – Leidy Amaral

Siga nossas redes sociais:

https://www.instagram.com/academiadeletras.am

https://www.facebook.com/academiadeletras.am

Read More

Autor de vários trabalhos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais e participante de vários congressos médicos nacionais e internacionais, o atual Presidente da Academia Amazonense de Letras e renomado médico cardiologista, Dr. Aristóteles Comte de Alencar Filho, lançará nesta quinta-feira,(17 de agosto), às 19h, no salão nobre do Palácio Rio Negro, o livro intitulado ‘Beleza Decifrada – Detalhes da arte antiga nos monumentos do largo de São Sebastião e entorno’, editado pela editora Valer.

A obra trata de segredos decifrados dos monumentos situados no Largo de São Sebastião e seu entorno, principalmente o dedicado à Abertura dos Portos do Rio Amazonas e seus afluentes às Nações Amigas. Segundo o autor, o livro é dedicado a todas as pessoas que gostam de visitar o passado e procuram admirar e preservar o que nos foi legado por aqueles que nos precederam.

“É um retorno ao passado por meio dos belos monumentos, prédios, objetos e obras de arte que teimam em resistir às intempéries e intervenções, por vezes equivocadas, dos seres humanos”, explicou o médico e escritor.

De acordo com a coordenadora editorial da Valer, professora e Dra. em Filosofia Neiza Teixeira, o livro é por si só, uma obra de arte. E merece a atenção de todos que gostam de saber mais detalhes e curiosidades das artes e da arquitetura.

“Dr. Aristóteles faz uma leitura pormenorizada do Largo de São Sebastião, detendo-se no Teatro Amazonas, considerado um símbolo arquitetônico e cultural dos mais belos do Brasil. Também se detém na centenária igreja dos frades Franciscanos, expondo detalhes, cada um trazendo um pedacinho da história que faz o povo amazonense”, completou Neiza Teixeira.

Segundo a jornalista Ana Célia Ossame, que escreveu o prefácio da obra: “No belo e envolvente texto do nosso cardiologista, podemos olhar o monumento e ver, enxergar mesmo, as colunas de ordem jônica existentes no Teatro Amazonas, por exemplo, e aprender que esse tipo de coluna surgiu quando os artistas buscaram, na construção de um templo a Diana, um novo estilo para destacar a delicadeza da mulher”.

O médico foi conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas; ex-presidente da Sociedade Amazonense de Cardiologia; ex-presidente da Associação Médica do Amazonas; ex-presidente da Associação Brasileira de Saúde das PMs e BMs do Brasil e ex-presidente da Academia Nacional de Saúde das PMs e BMs do Brasil.

 Também foi coordenador do Programa Estadual de Controle do Tabagismo na Fundação (FCecon); membro da Academia Amazonense de Medicina; membro da Academia Maçônica de Letras. Atualmente é presidente da Academia Amazonense de Letras (AAL).

*Com informações da Assessoria de Comunicação – Editora Valer

Read More

As acadêmicas Artemis Soares e Mazé Mourão, da Academia Amazonense de Letras lançaram suas obras literárias na Galeria de Arte do Instituto Cultural Brasil – Estados Unidos (ICBEU). O lançamento dos livros será realizado nesta quarta-feira (16 de agosto), as 19h, com entrada gratuita.

Além da presença do público e dos amantes da literatura amazonense, o evento contará também com a presença do Presidente do Instituto Cultural Brasil – Estados Unidos (ICBEU), Luis Fabian Pereira Barbosa, Presidente da Academia Amazonense de Letras, Doutor Aristóteles Comte de Alencar Filho e convidados especiais, a atração de abertura da solenidade ficará por conta do produtor musical Ita Melo.

Nesta edição serão lançadas duas obras literárias da Acadêmica Artemis Soares: “Transculturalidade em Diálogo, Sociedade e Cultura na Amazonia” em parceria com Gisele Wolkoff, Bruno Rodrigues, Erika Ramos e Ana Lucia dos Santos e “Uma Amazônia transversal: Cultura, Corpo, Educação e Políticas Públicas”, também em parceria com Gisele Wolkoff e Marcos Afonso Dutra. As duas obras são de produções e edições independentes por meio da EDUA, Editora da Universidade Federal do Amazonas.

A obra “Testei positivo”, da Acadêmica Mazé Mourão foi editada pela Emenda Parlamentar de propositura do deputado Serafim Corrêa por meio do Termo de Fomento assinado com o Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de cultura e Economia Criativa.

Após o lançamento, haverá venda de uma das obras literárias da Acadêmica Artemis Soares e distribuição gratuita dos livros autografados, um coquetel será ofertado aos convidados na galeria do instituto.

Com informações da Assessoria de Comunicação da AAL – Academia Amazonense de Letras

E-mail: [email protected] / [email protected]

Contatos: (92) 99219.6767 / (92) 98835.9047 – Leidy Amaral

Siga nossas redes sociais:

https://www.instagram.com/academiadeletras.am

https://www.facebook.com/academiadeletras.am

Read More

A Academia Amazonense de Letras realizou no Salão do Pensamento Amazônico Álvaro Maia, mais uma edição de lançamento de livro, a obra literária “Alvoradas e crepúsculos: tudo a ver com a justiça”, do Acadêmico e Desembargador Lafayette Carneiro Vieira.

O evento reuniu familiares, amigos, amantes da literatura amazonense e personalidades entre eles, Antônio Ausier, representando o Secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas – Marcos Apolo Muniz, Deputado Serafim Fernandes Correa e a Juíza Lúcia Viana, presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica no Amazonas, além da presença do Presidente da Academia Amazonense de Letras, o Doutor Aristóteles Comte de Alencar Filho.

A obra “Alvoradas e crepúsculos: tudo a ver com a justiça”, lançada pelo acadêmico é uma crônica que retrata a poesia em homenagem a sua terra natal, um resumo de sua trajetória pertencente a série André Araújo,  a obra é também o resultado de emendas parlamentares de propositura do Deputado Serafim Fernandes Corrêa e termos financeiros assinados com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Durante a cerimônia, os filhos do Acadêmico Lafayette Carneiro Vieira, Marcelo Vieira, Rogério Vieira e Lafayette Junior, além da sua neta Nina Vieira aproveitaram a ocasião para expressar através de suas homenagens a admiração, o respeito e a primasia, as homenagens encerraram com o poema autoral declamado pela vice presidente de Associação das Jornalistas e Escritoras, Eulália Bichara.

Após o lançamento houve a distribuição gratuita do livro autografado pelo Acadêmico e um coquetel foi ofertado aos convidados no Salão Mário Ypiranga Monteiro. Vale ressaltar que todos os títulos lançados ao longo do ano estarão disponíveis para consulta no Memorial e Biblioteca Genesino Braga, localizado na sede da Academia, na Rua Ramos Ferreira, 1009 Centro, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Com informações da Assessoria de Comunicação da AAL – Academia Amazonense de Letras

E-mail: [email protected] / [email protected]

Contatos: (92) 99219.6767 / (92) 98835.9047 – Leidy Amaral

Siga nossas redes sociais:

https://www.instagram.com/academiadeletras.am

https://www.facebook.com/academiadeletras.am

Read More

A cerimônia contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, Deputado Roberto Cidade, do Deputado Wilker Barreto, autor do Projeto de Resolução Legislativa N. 949/2022 que conferiu a Medalha, demais autoridades e personalidades. Além do público literário, o homenageado recebeu os cumprimentos dos acadêmicos Tenório Teles e Artemis Soares, esta última representando o presidente da AAL Dr. Aristóteles Comte de Alencar Filho.

A Medalha Ruy Araújo é a maior comenda concedida pelo Poder Legislativo Estadual e homenageia indivíduos que atuam nas áreas política, jurídica ou cultural, realizando ações que se revertem em benefícios para população amazonense.

O homenageado Abrahim Baze, nasceu em Manaus, Estado do Amazonas, em 27 de agosto de 1949, filho de Akil Ayub Baze e Jandira Sena Baze. Diretor do Instituto Cultural da Fundação Rede Amazônica, apresentador dos programas de TV: Literatura em Foco e Documentos da Amazônia.

Graduado em História pela UNINORTE, e pós graduação em Educação a Distância, pela COC, Abrahim Baze possui mais de 30 anos dedicados à preservação da memória dos portugueses para o Amazonas. Tendo criado o Museu da Sociedade Portuguesa Beneficente do Amazonas – do Luso Sporting Club – Centro Cultural Luso Brasileiro do Amazonas, abrigando os dois museus e o Consulado de Portugal.

Dos 40 livros publicados, vários são dedicados à memória portuguesa e alguns publicados em Oliveira de Azeméis, Portugal. Jornalista do Amazonas, atualmente é Vice- Presidente da Academia Amazonense de Letras.

Fotos: Cedidas pela ALEAM

Com informações da Assessoria de Comunicação da AAL – Academia Amazonense de Letras
E-mail: [email protected] / [email protected]
Contatos: (92) 99219.6767 / (92) 98835.9047 – Leidy Amaral

Siga nossas redes sociais:
https://academiaamazonensedeletras.com
https://www.instagram.com/academiadeletras.am
https://www.facebook.com/academiadeletras.am

Read More
Pular para o conteúdo